O Centro será referência no atendimento às crianças com microcefalia

A Apae de Jacobina, fundada em 1988, e que nos últimos anos se limitou a oferecer serviços na área de Educação, volta a atuar nas três áreas que abrangem sua estrutura organizacional: Assistência Social,  Educação e Saúde. Desde o dia 3 de janeiro a nova diretoria e a equipe da instituição, em conjunto com a nova administração municipal, tem trabalhado para melhor atender a demanda de usuários da região.

A área de saúde da Apae de Jacobina passará a ser o Centro Especializado em Reabilitação II (CER II), que vai atender pessoas com deficiência permanente ou temporária que comprometa a função física, neurológica e sensorial e também as pessoas com deficiência intelectual e com transtornos do espectro do Autismo.

Habilitada pela Portaria nº 1.136, de 19 de setembro de 2016, o CER II oferece atendimento à Jacobina e à microrregião, é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Saúde. A equipe do Centro contará com médicos neurologista, psiquiatra e ortopedista, além de equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para atender as crianças com deficiências intelectual e física. O Centro será referência no atendimento às crianças com microcefalia e é um presente para as pessoas com deficiência e suas famílias de Jacobina e região que, para obter tais serviços, tinham que recorrer à Salvador ou outras cidades.

Toda a regulação do atendimento será feita através da Secretaria Municipal de Saúde, com a qual a Apae está formalizando convênio para fazer jus ao recebimento dos recursos financeiros destinados ao CER II. Após a inauguração do Centro, prevista para 13 de fevereiro, as famílias deverão dirigir-se à Secretaria Municipal de Saúde para solicitar atendimento nas áreas de atenção do CER II.

Com informações da Apae de Jacobina