O prédio da Prefeitura de Jacobina e das Secretarias também estão iluminados com a cor azul, em lembrança ao Dia da Conscientização do Autismo.


A luz no Alto do Cruzeiro, um dos locais turísticos mais frequentados em Jacobina, ficou azul na madrugada deste domingo, 2, para anunciar a chegada de um dia especial. O prédio da Prefeitura de Jacobina e das Secretarias também estão iluminados com a cor azul, em lembrança ao Dia da Conscientização do Autismo.

Vânia Carvalho nos enviou um texto que diz que, desde 2007, o dia 2 de abril passou a ser o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o autismo e como lidar com esse transtorno.

Autismo ou Transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurológico, caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto autista, porém o tratamento ajuda a melhorar a qualidade de vida do autista.


Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. É fundamental descobrir um meio ou técnica de comunicação com o autista, manter seu mundo organizado e dentro da rotina, procurar um atendimento especializado e individualizado.

Nunca diga que uma pessoa é autista, diga que ela tem autismo. Ser autista é um rótulo, ter autismo é uma característica como outra qualquer.

Fonte: Augusto Urgente