Para ter acesso ao exame, basta os pais procurarem a sede do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest). 


A Prefeitura de Jacobina, através de Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu um Otoport Lite, equipamento de última geração para a realização de Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), o popular Teste da Orelhinha, um exame preconizado pelo ministério da saúde para análise e diagnóstico de problemas relacionados à audição que podem desencadear outros problemas e repercussões no desenvolvimento da criança.’ O aparelho permitirá o acesso ao exame a todos os recém-nascidos do município.

De acordo com a secretária de Saúde, Mariana Valois, o exame é obrigatório por lei para todas as crianças que nascem em municípios com maternidade e como Jacobina não possui ainda maternidade, todas as crianças que nasciam no município acabavam ficando sem o exame. “Estaremos orientando às parturientes que encaminhem seus bebês para a triagem auditiva neonatal universal, independente se tem ou risco ou não para deficiência auditiva”, salientou.

A secretária destaca ainda que a TANU é um serviço inovador em toda região, pois poucos são os municípios que oferecem esse serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Jacobina, mais uma vez, através do governo municipal, passa a oferecer gratuitamente para a sua população. “Esta é mais uma demonstração do compromisso da gestão do prefeito Luciano Pinheiro com a saúde de nossa gente. Uma administração comprometida, inovadora e participativa voltada para a melhoria de vida da população”, ressaltou Mariana.

O exame é exigido até os três meses de idade, contudo, é ideal que as crianças passem pela triagem em até quinze dias de vida. “Caso exista alguma necessidade especial, a criança passará por uma segunda triagem com trinta dias de vida. Contudo, é crucial que a triagem ocorra até o terceiro mês de vida para não atrapalhar o desenvolvimento de linguagem”, acrescenta a fonoaudióloga, Andreza.


Ascom/PMJ