A iniciativa conta com a parceria da prefeitura e determina diretrizes para o Programa Município Empreendedor Bahia (PMEB), a Feira Multissetorial de Negócios e outras atividades
Por Tamara Leal - Com o objetivo de discutir a implantação de uma agenda de políticas públicas voltadas aos donos de pequenos negócios e agricultores, representantes do Sebrae e da Prefeitura de Jacobina se reuniram na tarde da última quinta-feira, 18, na Sala de Treinamento do Sebrae. Entre as ações discutidas estão as capacitações oferecidas no Programa Município Empreendedor Bahia (PMEB), implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e educação empreendedora para jovens da rede municipal de ensino.
“O planejamento participativo junto ao Agente de Desenvolvimento e aos secretários municipais alavancará soluções em segmentos específicos, culminando com a expectativa da realização da Feira Multissetorial de Negócios, no segundo semestre do ano”, explicou Geronilson Ferreira, gerente regional do Sebrae.
O Agente de Desenvolvimento, que auxilia no processo de implementação e continuidade das iniciativas na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (LC 123) em Jacobina, João Pedro Barbosa, destacou que a cidade “tem cumprido os eixos da Lei com realização de compras públicas, implantação Balcão do Empreendedor, dentre outras ações, e busca cada vez mais melhorar os seus índices”. Ele lembrou, ainda, que a Lei Geral tem quatro eixos principais: Compras Governamentais, Desburocratização, Agentes de Desenvolvimento Local e Formalização.
Já o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, observou a importância do envolvimento do poder público e entidades de classe para o aprimoramento de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento dos pequenos negócios. “Vamos implementar o Sistema de Inteligência de Mercado (SIM) e conhecer outras experiências para poder transformar esse programa em algo maior, como o SIM interterritorial, envolvendo mais entidades, municípios e empresários”, acrescentou.
Participaram da reunião os secretários da Agricultura e Educação, diretores dos departamentos de Cultura e Comunicação, representante da Vigilância Sanitária, gestor e consultor do Sebrae, representantes da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
Fotos: Igor Fagner
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.