Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, divulgada neste mês, mostra a renda média dos donos de negócios no Brasil.


As histórias de superação de quem criou um negócio de sucesso despertam em muitas pessoas o desejo de empreender.

Porém, a grande maioria dos empreendedores brasileiros tem uma realidade bem mais dura do que parece – inclusive na questão financeira.

71,5% dos donos de negócios no país declaram que sua renda mensal é de até três salários mínimos – nos valores de hoje, isso representa até 2.811 reais de “salário” desses donos de empresa. Na faixa de renda acima de nove salários mínimo (a partir de 8.433 reais), estão apenas 1,63% dos empreendedores.

Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada neste mês pelo Instituto Brasileira da Qualidade e Produtividade (IBQP) e pelo Sebrae.

O estudo analisou a atividade empreendedora no mundo, compilando dados de 65 países ao longo de 2016. No Brasil, a pesquisa foi realizada de setembro a novembro, entrevistando 2 mil pessoas em idade adulta e 93 especialistas em empreendedorismo


Perfil do empreendedor brasileiro

Ter o próprio negócio é o quarto maior sonho dos brasileiros, segundo o GEM. O desejo está atrás de “Viajar pelo Brasil”, “Comprar a casa própria” e “Comprar um automóvel”. Fazer carreira em uma empresa é o oitavo maior sonho, para efeito de comparação.

36% das pessoas entre 18 a 64 anos têm um negócio ou estão envolvidas na criação de um – o que se traduz em 46 milhões de brasileiros.

Esse, número, porém, é menor do que o visto na pesquisa anterior do GEM: nos dados coletados em 2015, 39,3% da mesma população empreendia.

Entre os empreendedores em começo de jornada, houve um ligeiro aumento no empreendedorismo por oportunidade – de 56,5% dos empreendedores para 57,4%.

Os empreendedores com até 34 anos de idade representam metade do total dos futuros ou já donos de negócios. A participação dos mais jovens (18 a 24 anos) e dos mais velhos (45 anos ou mais) subiu.

Por Mariana Fonseca - Exame