Material foi apreendido na divisa da Bahia com Minas Gerais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou no sábado (7) a Operação Furta ônus, iniciada no dia 24/09, que resultou na prisão de integrantes de uma quadrilha de roubo de cargas com atuação na região sudoeste da Bahia, na divisa com Minas Gerais, e na BR 251, no estado vizinho. Os policiais apreenderam parte das cargas tomadas nos assaltos, recuperaram veículos roubados usados nas abordagens aos caminhões e identificaram os locais onde os produtos eram armazenados após o crime.

Esconderijos

No início da noite do dia 4, as equipes encontraram, às margens da rodovia, no município de Cachoeira de Pajeú/MG, a 40 Km da divisa com a Bahia, uma motoneta com registro de roubo/furto. O veículo era usado pelos criminosos nos assaltos. Uma hora mais tarde, já em Santa Cruz de Salinas/MG, a 70 Km da divisa, os PRFs avistaram uma VW/Saveiro cujas características coincidiam com a da caminhonete usada para perseguir caminhoneiros na BR 251. Foi feita análise dos elementos identificadores, constatando em seguida que o veículo era roubado e usava placas “clonadas”. A casa onde a Saveiro estava estacionada tinha as portas abertas, com aspecto de abandono, e dentro havia um refrigerador novo, na embalagem, e grande quantidade de gêneros alimentícios, tudo oriundo de roubos.

Às 18h40, os policiais localizaram, novamente em Santa Cruz de Salinas, uma borracharia e uma fazenda, ambas propriedades de um mesmo homem, que servia de esconderijo para as mercadorias roubadas. Na borracharia, havia compartimentos ocultos contendo fogões, cosméticos, brinquedos e produtos alimentícios. Um funcionário dos estabelecimentos levou a equipe até a fazenda e, durante as buscas, foram encontradas, ocultas perto de uma pedreira, diversas caixas de cosméticos.

Filho do dono

Quando se dirigiam à borracharia, um CHEVROLET/Ônix branco avistou a viatura e fugiu em alta velocidade. Após descobrirem os produtos roubados, os policiais foram até a sede da fazenda, sendo recebidos pelo filho do dono, que foi reconhecido como o motorista do Ônix, encontrado em seguida estacionado do lado da casa. Com passagens por roubo de cargas, o homem alegou não ser dono do carro, que pertenceria à sua esposa, e não soube explicar porque fugiu da polícia. Ele foi preso por receptação de produtos roubados.

Motivada pela incidência de roubo a veículos de carga registrados na Bahia, sobretudo na BR 242 e na BR 116, a Operação Furta Ônus contou com a participação de policiais do Núcleo de Operações Especiais (NOE/BA) e dos Grupos de Patrulhamento Tático (GPTs) da Regional, sob planejamento do Comando de Operações Especializadas – COE, sediado em Brasília/DF.

No total, a Furta ônus recuperou cinco veículos roubados, deteve seis pessoas envolvidas com os assaltos a caminhoneiros, apreendeu uma arma e cinco munições e recuperou o equivalente a R$ 900.000,00 em mercadorias roubadas, sendo a maioria composta por produtos de fácil revenda como gêneros alimentícios, cosméticos, eletrônicos e brinquedos.

Salvador, 08 de outubro de 2017