População teve atendimento especial da Policia Civil durante os três dias de micareta
Em uma parceria da 16ª Coorpin, Delegacia Territorial de Jacobina e a Coordenação de Segurança da Micareta 2017, foi montada uma Delegacia com estrutural especial só para atendimento ao público durante os três dias de micareta (13, 14 e 15 de outubro). A Delegacia Itinerante que funcionou no prédio do Cras, no centro da Cidade e no Coração da Folia, manteve uma estrutura física e administrativa para um melhor atendimento ao público e contou com a presença de investigadores, escrivães, e delegados durantes os dias de festa, um Link foi instalado interligando todo o sistema de queixas da Polícia Civil da Bahia. O local também foi o centro de apresentação de ocorrências utilizados pelas instituições de segurança que trabalharam em todo o circuito da folia. O DPT (Departamento de Polícia Técnica) também contou com uma base avançada de pericias, com isso dando maior agilidade nos laudos necessários aos procedimentos policiais.
Durantes os três dias de evento, onde teve um trânsito de público estimado em 45 mil pessoas, foi considerado tranquilo para a magnitude do evento, sendo registrado na Delegacia Itinerante 53 (Cinquenta e Três) ocorrências de Furto simples, 01 (Um) furto qualificado, 01 (uma) ocorrência de posse de entorpecentes, 03 (três) ocorrências de vias de fato, 01 (uma) apreensão de arma branca, 26 (vinte e seis) pessoas foram apresentadas aos delegados plantonistas pelas forças de segurança que trabalhavam no circuito, entre elas a Policia Civil, que utilizou 70% do seu efetivo com policiais infiltrados, Policia Militar e Guarda Municipal onde foram lavrados 02 (dois) autos de prisão em flagrantes e 05 (Cinco) autos de termos Circunstanciados.
Segundo os delegados Eduardo Brito e Manuela Rodrigues que coordenaram os trabalhos, as ocorrências relacionadas ao circuito do evento foram consideradas dentro de uma normalidade pelo tamanho do evento com mais de 80 atrações em 03 três dias de festa onde a cidade recebeu um grande fluxo de visitantes. Segundo o Delegado Eduardo Brito, além da Delegacia Itinerante montada para atendimento do evento, o plantão no Complexo Policial de Jacobina foi mantido 24 horas para atendimento de ocorrências externas e vindas ao Plantão Central de outros municípios. Desta forma, duas delegacias com toda estrutura e servidores, funcionaram 24 horas para melhor atendimento ao público. O delegado ressalta, também, que o baixo índice nas ocorrências é resultado de uma parceria das instituições de segurança com foco no bem estar da população e visitantes.
Por sua vez, a Delegada Manuela Rodrigues ressalta que o mais importante é que nenhuma ocorrência de grande vulto foi registrada neste período festivo na cidade de Jacobina e que todo o trabalho das equipes infiltradas na micareta e todo o material coletado servirá para investigações futuras da Polícia Civil em um trabalho continuado.
Fonte: 16ª Coorpin
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