Empreendedores buscam por informações sobre atividades ligadas a comércio e serviços, como padarias, bares e restaurantes e lojas de material de construção
Por: Tamara Leal - Lançado em março de 2017, o Radar Sebrae foi desenvolvido para ajudar o empreendedor durante a pesquisa de mercado e planejamento do seu negócio. Dados da instituição apontam que mais da metade dos empreendedores fecham seus negócios por falta de clientes e dificuldade financeira. Esses problemas poderiam ser evitados se houvesse um planejamento prévio e uma mínima pesquisa de mercado.
Em Jacobina, município do Centro Norte, os segmentos mais pesquisados por quem utilizou a plataforma foram, respectivamente, os de delicatessen e padarias, comércio de roupas e confecções, bares e restaurantes, loja de material de construção e de calcados. A ferramenta tem base de dados em 14 cidades baianas.
Para Geronilson Ferreira, gerente Regional do Sebrae em Jacobina, os empreendedores que buscaram o Radar para pesquisar o mercado local estão mais perto do sucesso em seus negócios. “Essa é uma plataforma simples que vem ajudando empreendedores baianos a planejar a abertura de novos negócios. Lamentavelmente, o país perde anualmente bilhões de reais em empreendimentos que são fechados. Além da frustração e da tristeza, ainda há a perda financeira, pela falta do empreendedor em buscar e utilizar os insumos informativos”.
O Radar tem uma base de dados das cidades de Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Sobre o Radar
Disponível no site www.radarsebrae.com.br ou em aplicativo para Android e IOS (adquirido via Google Play ou Apple Store), o Radar oferece, em uma busca simples, uma análise de mercado, aumentando a chance de sucesso empresarial em mais de 90 segmentos. A ferramenta é gratuita e permite descobrir quais são os melhores bairros e ruas para abrir um negócio de um determinado segmento, ou selecionar um bairro para consultar quais negócios têm maiores possibilidades de sucesso no local.
O candidato a empresário tem acesso a informações estratégicas, que auxiliam na fase inicial do empreendimento: informações sobre o mercado (clientes e concorrentes) e sobre a performance de um negócio (mortalidade, tendências, número de empresas na região, mercado complementar etc). Ele pode selecionar, por exemplo, o bairro Caeira, em Jacobina, e lá terá acesso aos principais segmentos empresariais, com importantes indicadores para considerar antes de tomar sua decisão e também para contribuir com a sua estratégia de atuação. Confira aqui como funciona a ferramenta.
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.