Conheça o perfil de cada curso e escolha o seu!
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para ingresso nos cursos técnicos através do Processo Seletivo 2019. No Campus Jacobina, estão sendo oferecidas 280 vagas, distribuídas entre as formações integradas e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além do curso de meio ambiente (subsequente), sendo 40 oportunidades para cada uma.
A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecao.ifba.edu.br, até 24 de agosto. Para isenção parcial da taxa, o prazo também foi prorrogado e se encerra no dia 16 (quinta-feira).
Nesta edição do seletivo, o IFBA está ofertando 5.185 vagas: 2.715 para os cursos integrados e 2.430 para os subsequentes, divididas por 19 cidades da Bahia. 21 de outubro é a data prevista para a realização da prova.
Conheça o perfil de cada curso e escolha o seu!
Nível médio/técnico
Forma Integrada/Duração mínima: 4 anos
Forma Subsequente/Duração mínima: Entre 1 ano e meio e 2 anos
Técnico/a em Eletromecânica: Desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, montagem, instalação, controle, manutenção e avaliação de sistemas eletromecânicos; realiza atividades de programação e orientação na fabricação de peças, componentes e máquinas eletromecânicas; opera e supervisiona equipamentos elétricos industriais, identificando e sugerindo a solução de defeitos em máquinas elétricas; supervisiona a implantação de instalações elétricas prediais e industriais; projeta sistemas de eletrônica embarcada, bem como para instrumentação e controle de motores; identifica os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando-os nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo; participa de atividades de utilização e conservação de energia, propondo a racionalização e o uso de fontes alternativas. Onde atua: empresas de manutenção e automação; indústrias; laboratórios de controle de qualidade e pesquisa; concessionárias de energia.
Técnico/a em Informática: Opera, programa e interliga sistemas; faz montagem, instalação, administração e manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; instala e diagnostica redes, corrigindo falhas; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas em web e banco de dados; participa na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo. Onde atua: instituições públicas, não governamentais e privadas.
Técnico/a em Mineração: Domina os princípios básicos de atuação múltipla em pesquisa, lavra e tratamento minerais, articulados às normas técnicas relativas à segurança do trabalho, saúde e ao meio ambiente; elabora projetos, opera processos e equipamentos de extração e tratamento mineral, incluindo sondagem, perfuração, amostragem e transporte; auxilia na caracterização de minérios; monitora a estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto; auxilia na elaboração de mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo; planeja, executa e gerencia a manutenção de instalações e equipamentos do setor mineral. Onde atua: empresas de mineração e petróleo, consultoria e centros de pesquisa em mineração.
Técnico/a em Meio Ambiente: Organiza programas de educação e qualidade ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem, identificando fontes poluidoras através de métodos de medição e análise; trabalha com gestão de resíduos sólidos e gasosos, afluentes domésticos e industriais, incluindo atividades de saneamento urbano; desenvolve estudos para prevenção e correção, gerenciando impactos ambientais decorrentes de usos diversos, como agroquímicos em projetos de irrigação, drenagem, obras hidráulicas e áreas de exploração mineral; identifica e caracteriza situações de risco, aplicando métodos de eliminação ou minimização de impactos ambientais; identifica e correlaciona o conjunto dos aspectos sociais, econômicos, culturais e éticos envolvidos nas questões ambientais; auxilia na implementação de sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor. Onde atua: instituições públicas, não governamentais e privadas; estações de tratamento de resíduos; unidades de conservação ambiental; indústrias e agroindústrias.
Além dos cursos regulares, o Instituto desenvolve pesquisa e extensão, através de grupos e projetos, atuando com a verticalização do ensino, da educação básica e profissional à superior, por meio de estrutura pluricurricular e multicampi.
IFBA: Combina com seus sonhos. Combina com você!
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.