Assim caminha a Acija - Terceiro Seminário da Mulher Empreendedora 2019
Na noite de terça-feira, 26 de março de 2019, pelo terceiro ano consecutivo, as entidades Acija, CDL, Sindpat e Sebrae caminharam juntas, promovendo uma bonita festa para a valorização das mulheres (Empresárias, empreendedoras, rurais, religiosas, mães, profissionais nas diversas áreas) que neste ano homenageou uma mulher empresaria na área da Educação, a professora Ana Inez Rocha.
A pró Ana, como é carinhosamente conhecida agradeceu a honraria, ficou super emocionada ao receber uma placa das entidades, gravada com um texto de Cora Carolina, que dizia “Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende” Cora Carolina. Uma Homenagem da Acija, CDL, Sindpat e Sebrae à educadora professora sra. Ana Inês Rocha Veloso” uma homenagem alusiva a acertada escolha, a educadora se fez acompanhar da sua genitora, a professora Yolanda Rocha, seu esposo o engenheiro agrônomo Galdino Pires Veloso e da sua irmã a professora Arlene Rocha Marques.
O diretor-presidente da Acija, dr. Artur Teixeira Pereira, na sua fala, ao participar também da abertura do seminário, fez o anúncio do nome da homenageada, dizendo: “para ratificar o quanto é importante a Educação, para um mundo igual, plural e humanizado, vou ler a resposta da primeira mulher presidente da Islândia, a senhora Vigdis Finnbogadóttir, a pergunta de uma entrevistadora:
- Como vocês conseguem essa maior igualdade entre Homens e Mulheres na Islândia? E ela simplesmente respondeu:
“É a Educação; é sempre a Educação. Só a Educação! Quando Mulheres dão passos à frente, estudam e se formam, elas são muito úteis à sociedade e muito úteis para os direitos igualitários. Se você convencer as meninas a estudarem, a sociedade se altera. Se você não tem educação na sociedade moderna, você não tem liberdade! A Educação lhe dá liberdade, porque você aprende a pensar de uma nova maneira, de uma maneira mais aberta”
A mulher homenageada 2019 é uma empreendedora educadora, que nos engrandece com a sua aceitação e com a participação da sua família, em especial sua mãe, a também professora dona Yolanda Rocha.
A pró Ana Inez, há anos vem contribuindo para a formação educacional e caráter dos nossos filhos, num contínuo e edificante trabalho.
Em nome da Acija, CDL, Sindpat e Sebrae parabenizamos essa Mulher Empreendedora e que o GADU - O grande arquiteto do universo – Deus, continue lhe dando forças para o exercício da nobre missão educadora.
Em seguida, o presidente da Acija agradeceu a presença das(os) diretoras(es) da Acija presentes: Maria Neide Vieira, Rosenilda Gualberto Feitosa e Lucy Geane e Geraldo Oliveira; as diretoras da CDL, Conceição Kelma e Tamara Leal; a gerente executiva do Sindicato Patronal, Kaline Martins e a gerente adjunta do Sebrae, Mariana Guimarães, e o gerente regional do Sebrae Geronilson Ferreira Pereira; agradeceu também aos colaboradores da Acija (Clécia, Evana, Marinalva, Cio e Rejane), comandados pelo gerente administrativo João Batista, e a Matheus, Hugo, Ostivaldo e Jorge, que formam uma grande equipe. Tenham a certeza que vocês foram de fundamental importância para a realização deste evento.
Disse ainda que estava imensamente feliz e honrado em sendo um dos diretores da Acija a participar juntamente com a CDL, Sebrae e Sindipat da abertura desse importante Seminário, o terceiro de muitos que haverá de acontecer por anos a fio.
E que o 4º Seminário da Mulher Empreendedora já tem data agendada: 20 de março de 2020 – e será realizado lá no Auditório Educador da Acija, que foi totalmente requalificado nos padrões de qualidade que a Jacobina que sonhamos e queremos é merecedora. Fica registrado o convite a todas e aos patrocinadores – reservem suas inscrições.
Manifestou ainda agradecimentos à todas as mulheres especialmente a dra. Antonieta Pereira, “minha esposa, minha colega de profissão, mãe dos nossos três lindos filhos, parceira da minha evolução como cidadão e pai, suo convicto que sem a sua participação nesses quase quarenta anos de convivência minha vida não teria significado e os nossos sonhos não estariam sendo edificados, obrigado Nieta!”
E como não poderia deixar, agradeceu às ilustres palestrantes que prontamente atenderam os nossos convites, que a suas presenças abrilhantaram e valorizaram ainda mais o nosso evento: a médica veterinária, escritora e autora do Livro – “Afinal, Larissa tornou-se inteiramente mulher – a palestrante dra. Maria Amélia Seabra Martins, colega de profissão, que bom nos reencontrarmos após esses anos; e a nossa querida Marta Ayres, que conheci no primeiro Seminário das Mulheres Empreendedoras, realizado em 2017 – e que nos impressionou e encantou a todas e a todos pela sua performance e competência como palestrante, por isto o seu retorno. Agradecemos as duas ilustres profissionais por atenderem os nossos convites para proferirem as palestras.
Participaram também da abertura do seminário representantes da CDL – Sindpat e Sebrae, e foram unânimes nos agradecimentos às participantes e palestrantes, parabenizaram a Mulher Empreendedora 2019; a jornalista Tamara Leal, representando a CDL, citou que já existe em Jacobina um grupo de “Mulheres de Salto Alto” que busca alternativas de valorização da vida. O gerente do Sebrae teceu elogios às entidades que irmanadas buscam o melhor nas suas ações.
As duas palestrantes souberam dividir o tempo, para o deleite de todas e todos, pois abordaram temas importantes para a valorização das mulheres. A doutora Maria Amélia despertou reflexões sobre a importância da mulher numa sociedade patriarcal, conclamando-as à repaginação e correção individual para alcançarem direitos e responsabilidades iguais, discorrendo sobre os índices de feminicídios atuais citando exemplo da personagem do seu livro, o qual foi ofertado junto com os sorteios dos brindes das empresas patrocinadoras.
Em seguida a encantadora Marta Ayres, com sua prelação envolvente e estimuladora. A plateia delirou com a seu desempenho, que dessa vez se apresentou paramentada de Carmen Miranda, para o deleite das Convidadas(os).
Se fez presente ao evento também a Irmã Elizabete que continua à frente do importante trabalho de valorização da vida, envolvendo os jovens da comunidade do Bairro do Pontilhão.
Vale a pena registrar que os temas abordados, foram de tamanha importância e envolvente que uma empresária, a Senhora Karoline Souza Ribeiro, encorajada, deu um depoimento das mudanças que ultimamente vêm acontecendo na sua vida pessoal, que tem certeza está no caminho reto principalmente após ouvir as palestrantes; que continuará a sua busca pela valorização da sua vida e consequentemente dos seus familiares.
Para encerrar o presidente da Acija disse que “Nós Empresários, estamos cientes da importância do papel das mulheres, não só nas empresas, mas principalmente nas nossas vidas, contribuindo para o crescimento das economias, que impactam na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento humano”.
Parabéns à Acija, CDL, Sindipat e Sebrae. E continuem juntas nessa caminhada.
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.