Por Administradores.com - Pesquisas indicam que a presença de arte e decoração nos escritórios reflete diretamente no desempenho dos profissionais
É sempre bom cuidar de casa, arrumar os cômodos e deixar tudo organizado. Mais legal ainda é deixar esses ambientes bonitos, interessantes, quartos aconchegantes, uma sala que inspira convivência e sorrisos, por exemplo. A mesma ideia pode ser aplicada aos escritórios, afinal um estudo mostra que profissionais de empresas que os deixam decorar seu ambiente de trabalho podem ser até 30% mais produtivos — o que, naturalmente, leva a um ganho também em faturamento.
O levantamento acima é da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e foi apresentada junto a uma postagem no blog de uma empresa estadunidense de impressões fotográficas CanvasPop, que traz ainda uma outra pesquisa. A companhia descobriu que 99% dos que responderam a sua pesquisa no Linked in gostam de arte no trabalho. Eles também disseram que a arte os faz sentir felizes (77%), inspirados (74%), criativos (73%), relaxados (37%) e produtivos (27%).
Pode ser simples investir em um escritório mais humanizado, atraente e, de quebra, mais produtivo. Não necessariamente as mudanças acontecem apenas nos escritórios grandes e chiques da Pixar, Google, Facebook ou Microsoft. Apesar de que eles assim são exatamente pelo benefício no dia a dia dos profissionais, como aponta o designer de interiores Daniel de Oliveira. Para tanto, ele deixou 4 dicas para melhorar a produtividade no ambiente de trabalho com arte e decoração.
4 dicas para adotar no escritório e aumentar a produtividade da equipe
1. Espaços humanizados
Incentivar a distribuição de fotos da família, pequenas plantas e que o colaborador decore seu espaço para se sentir mais confortável é uma dica simples e que funciona. Quem quiser investir mais, pode apostar em um espaço para jardins verticais. Alguns estudos indicam que profissionais ficam 38% mais produtivos em escritórios decorados com plantas e que o verde melhora em 47% o bem estar e em 45% a criatividade dos colaboradores. Tons mais claros e terrosos também contribuem para criar um ambiente acolhedor, com atmosfera de “casa”. Ou seja, cada vez mais a segmentação casa/trabalho está se diluindo.
2. Aposte nas cores
As cores influenciam no humor; assim é importante conhecê-las: azul transmite confiança e comunicação, mantém a pressão sob controle e é indicado para ambientes de trabalho grandes com equipes numerosas. Cores quentes podem ajudar em espaços onde as pessoas trabalham até tarde, pois estimula a atividade cerebral. O laranja aumenta o entusiasmo e a energia. Verde estimula a criatividade e propicia harmonia, equilíbrio, reduz ansiedade e o desgaste visual. Amarelo é sinônimo de otimismo, mas não abuse pois o excesso pode causar ansiedade. Branco promove criatividade, senso de espaço, principalmente se o local tem luz natural.
3. Layout
As baias abertas há tempos conquistaram os escritórios em virtude dos custos (geralmente menores) e a facilidade de comunicação. Porém elas não funcionam para todos, sempre. A empresa internacional de arquitetura Gensler fez um estudo que indicou que mais da metade das pessoas que trabalham em espaços abertos ou com baias baixas são distraídas pelos colegas. Mas, ainda no layout aberto é possível criar espaços mais privados tanto para reuniões quanto para quem precisa focar em projetos específicos.
4. A decoração deve refletir a identidade da empresa
Todas as dicas acima podem ser aplicadas alinhadas à identidade da companhia. Os elementos de marca não devem ser esquecidos no projeto, afinal, eles são essenciais para dar “a cara da empresa” e a sensação de pertencimento.
0 Comentários
O Diário da Chapada não se responsabiliza pelos comentários aqui expostos.