Educação Empreendedora é uma das frentes de trabalho e promete levar o empreendedorismo para todas as classes de alunos da rede pública municipal

Na manhã desta segunda-feira, 12, aconteceu a reunião mensal do Comitê de Desenvolvimento Econômico de Jacobina. O encontro ocorreu na Praça do CEU e serviu para reunir todas as frentes de trabalho e fazer um resumo do que já foi desenvolvido e quais serão as próximas atividades.

O grupo de trabalho do comitê está dividido nas seguintes áreas: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e Educação Empreendedora. Cada um dos seus representantes apresentaram as atividades que estão sendo desenvolvidas e os avanços alcançados. Por sua vez, o Comitê Gestor do Projeto Cidade Empreendedora da Prefeitura de Jacobina tem a responsabilidade de acompanhar as ações que vêm sendo realizadas pelas frentes de trabalho e identificar o que tem que ser executado, para que o processo final traga resultados positivos para o município, com todas as melhorias e benfeitorias possíveis. É o comitê quem define as ações, as metas e o prazo para cada uma das ações.

Sala do Empreendedor: Para João Pedro, diretor de Tributos da Prefeitura de Jacobina, “com a Sala do Empreendedor que iremos inaugurar em breve, o empresário vai ter a segurança de abrir seu negócio, de fazer qualquer alteração na empresa, como mudança de endereço, contratar novos funcionários, firmar novas parcerias, tendo total apoio do município, seja com corpo técnico ou funcional. Vamos atender com um pessoal treinado e capacitado para recepcionar esse empresário e deixar o ambiente de Jacobina ainda mais favorável para o empreendedor, fazendo com que o município caminhe para ser polo econômico da região” destacou.

Educação Empreendedora: o Sebrae capacitou aplicadores na modalidade de Ensino de Educação Empreendedora, que por sua vez já replicaram com outros professores. Inicialmente serão contemplados 600 alunos da Rede Pública Municipal, e em seguida para todas as unidades escolares. O objetivo é fazer com que eles tenham a capacidade de desenvolver as potencialidades do empreendedorismo. Os alunos já sairão da sala de aula identificando as suas vocações empresariais, podendo gerar renda para auxiliar no orçamento familiar e consequentemente se transformando nos futuros líderes do nosso município.

“O projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae, em 2018 atuou em 40 municípios, mas foram apenas dois da nossa região, este ano ampliou para cinco e Jacobina está entre as cidades contempladas. Estamos trabalhando com cinco eixos de Políticas Públicas que vai atuar junto com secretarias municipais e entidades de classe para o fortalecimento da atividade produtiva de Jacobina. E falando de atividade produtiva, temos que falar do comércio local para que a gente possa colocar realmente o comércio como um polo regional” conta Arnaldo Oliveira Filho, gestor do Sebrae em Jacobina.

O encontro foi mediado pelo consultor do Sebrae Ronaldo Borges e teve a participação de professores, empresários, secretários municipais e vereadores.

Igor Fagner - Rota 324