Broncas, punições ou ‘castigos’ muitas vezes podem funcionar como um tiro pela culatra.

Mais do que impor regras, os pais têm enorme responsabilidade quando o assunto é a educação infantil. Se, por um lado, é dever da escola avaliar conforme as notas o desempenho de seus alunos, é dever dos pais zelar para que esse aprendizado seja incorporado e o conteúdo compreendido por seus filhos.

Como fazer com que uma criança ou adolescente tome gosto pelo aprendizado? E como explicar a ela a importância dos estudos para sua carreira e sua vida como cidadão brasileiro?

Abaixo listamos 5 dicas que podem ajudar os pais a lidarem com o estudo de seus filhos, sem que isso seja um fardo. Vamos a elas:

1. MANTENHAM SEMPRE UM CANAL DE DIÁLOGO ABERTO COM SEU FILHO
Se vocês perceberam que seu filho precisa conversar, manifestem-se no sentido de deixar que ele se aproxime e conte o que está incomodando, confiando em vocês.

A partir do momento em que sentir abertura, será mais fácil para ele se expressar, apontar suas aflições, seus medos e falar sobre quais disciplinas gosta e com quais não tem afinidade.

Broncas, punições ou ‘castigos’ muitas vezes podem funcionar como um tiro pela culatra. Já ouviu aquele ditado de que ‘quanto mais os pais falam, menos os filhos fazem?’.  Pois é. Nesse momento, é melhor ouvir do que falar.

2. RECONHEÇA QUE SEU FILHO ACERTOU QUANDO ELE SE ESFORÇAR
Para reconhecer a dedicação com que seu filho vem tratando os estudos, por que não elogiá-lo? Não adianta usar frases do tipo ‘não fez mais do que a obrigação’. O que ele precisa, nesse momento, é de reconhecimento, de uma palavra amiga, de incentivo para continuar a estudar.

Premiar seu filho não significa “comprar” sua atenção ou tratar a relação pais e filho como negócio. Por isso, não dê dinheiro a ele, mas o presenteie com um livro interessante, com um passeio, com uma comida favorita em um restaurante bacana ou simplesmente com a companhia de vocês. Muitas vezes, ele só precisa de amor e carinho.

3. DÊ BONS EXEMPLOS SENDO UMA REFERÊNCIA PARA SEU FILHO
Você já pensou o que faria se você estivesse fazendo dever de casa e seus pais ficassem ao lado assistindo à televisão, brincando ou rindo? Mesmo sendo criança, e talvez por isso mesmo, você tomaria raiva da atividade.

Dar bons exemplos contribui para estimular o filho a estudar. Uma dica é ler um bom livro, desempenhar alguma atividade acadêmica ou estimular as brincadeiras educativas. É preciso, aos poucos, incutir na mente das crianças que estudar significa aprender, desenvolver e tornar-se uma pessoa mais capaz.

4. DEFINA DESAFIOS, HORÁRIOS E PRAZOS DE ENTREGA ESPECÍFICOS
Criar um hábito é a melhor forma de fazer com que seu filho estude. Vocês podem optar por um horário depois da escola, mas sem que isso signifique rigidez. Caso não funcione, um horário logo pela manhã também pode ser uma alternativa.

A rotina de estudos em casa deve ser dividida com momentos de brincadeira ou com atividades que a criança gosta de fazer cotidianamente (esporte, dança, etc.). Escolher um cantinho próprio também ajuda! 

5. EVITE INCENTIVAR A ‘DECOREBA’
Absorver o conteúdo das disciplinas apenas memorizando nem sempre é a melhor forma de aprender. O ideal é que vocês peçam à criança que tente explicar o que ela entendeu sobre o tema.

Para ampliar seus conhecimentos ou complementar um trabalho ou pesquisa, levar seu filho a museus, bibliotecas ou feira de livros estimula a leitura e faz com que ele, aos poucos, sinta-se à vontade em ambientes educativos considerados informais.

Um artigo do Portal Piva Educacional

Sobre a Escola Mundo do Saber

A Escola Mundo do Saber está há mais de 11 anos preparando crianças para o futuro. Situada à Rua Florisvaldo Barberino, 196 no Bairro Félix Tomaz, a escola conta com professoras graduadas no ensino superior e ensinando do maternal ao 5º ano.

Além da preocupação com a preparação de profissionais, a Mundo do Saber também se preocupa com os valores morais, lecionando sob os Princípios Cristãos, fazendo com que seu filho cresça com bases sólidas. 

Além das disciplinas tradicionais, a escola se destaca ainda pelos cursos adicionais como: aulas de Inglês, Espanhol, empreendedorismo e musicalização. Conta ainda com todas as salas climatizadas e personalizadas, sala de vídeos e reuniões, parquinho, sala de jogos, reforço escolar, dois professores por sala e câmeras de segurança.

Faça uma visita ao educandário e matricule seu(s) filho(s)!