A Escola Mundo do Saber oferece dicas semanais no Rota 324, acompanhe nosso portal

Estabelecer uma rotina de estudos para o filho nem sempre é uma tarefa fácil para os pais. Diante de um mundo cada vez mais dinâmico, em que as salas de aula também precisam estar alinhadas às novas tecnologias, os adultos se veem em situação desafiadora: como fazer com que o adolescente crie hábitos capazes de fazer dele um estudante de sucesso e, futuramente, um profissional competente no mercado de trabalho?

Listamos abaixo cinco dicas que podem fazer com que este jovem incorpore à rotina o ato de estudar, sem que ele deixe de realizar atividades como encontrar-se com amigos ou praticar um esporte. Vamos a elas!

ESTABELEÇA UM MOMENTO ESPECÍFICO DO DIA
Dividir o dia em turnos é uma boa opção para definir o horário adequado para os estudos. Se seu filho estuda no período da manhã, verifique se é conveniente que ele separe algumas horas à tarde para recorrer aos livros.

Se, porventura, ele estuda no período da tarde, é aconselhável que ele reserve a manhã para estudar, já que o turno da noite combina mais com o descanso e o entretenimento. Enfim, escolher o momento específico do dia é o primeiro passo para que ele considere o estudo uma rotina.

CRIE UMA AGENDA COM ATIVIDADES E HORÁRIOS
Pode ser uma agenda física ou uma agenda criada pelo Google. O mais importante é que pais e filho encontrem uma forma de planejar as atividades e trabalhos solicitados pela escola, além de estabelecer uma rotina de estudos com horários delimitados.

Além de organizar as tarefas da semana, da quinzena ou até do mês, criar uma agenda com atividades e horários minimiza lapsos de memória e a entrega de trabalhos realizados de última hora. E quem não gosta de ver que foi possível cumprir todos os compromissos sem atropelos, não é mesmo?

PREZE PELO CUMPRIMENTO DO HORÁRIO ESCOLAR
Toda escola tem regras e horários. Se o aluno chega atrasado nas aulas, geralmente perde a explicação inicial dada pelo professor. Ausentar-se também não é a melhor maneira de conduzir os estudos. Faltar às aulas deve ocorrer apenas em extrema necessidade — e cabe aos pais cuidar para que recorrências indevidas não aconteçam.

MANTENHA UM LOCAL PRÓPRIO PARA OS ESTUDOS
Sabe aquele lugar tranquilo, aquele cantinho em que é possível ter paz dentro de casa? É justamente esse local o escolhido para que seu filho possa estudar e desenvolver as atividades escolares. Lembre-se de que o ideal é que esse cômodo seja um espaço bem iluminado, ventilado e silencioso.

Estudar exige concentração e foco. Especialistas em educação sugerem que sejam reservados, pelo menos, 30 minutos de estudo diariamente.

PROPONHA UMA METODOLOGIA DE ESTUDO VARIADA
Para que as horas de estudo não se tornem cansativas e monótonas, é recomendado que pais e filho criem novas formas de aprendizado. Livros e cadernos são peças fundamentais, mas combinar ferramentas como tablets, smartphones e PCs são eficazes quando utilizados com bom senso. Uma boa dica é a enorme variedade de aplicativos pedagógicos que ensinam, inclusive, a inovar na educação.  

Que tal ter uma boa conversa com seu filho e propor a criação de uma rotina de estudos eficaz? Participe dessa conversa fazendo um comentário neste post com suas impressões e experiências! Sua opinião é muito importante para nós.

Fonte: Portal Piva Educacional

Sobre a Escola Mundo do Saber

A Escola Mundo do Saber está há mais de 11 anos preparando crianças para o futuro. Situada à Rua Florisvaldo Barberino, 196 no Bairro Félix Tomaz, a escola conta com professoras graduadas no ensino superior e ensinando do maternal ao 5º ano.

Além da preocupação com a preparação de profissionais, a Mundo do Saber também se preocupa com os valores morais, lecionando sob os Princípios Cristãos, fazendo com que seu filho cresça com bases sólidas. 

Além das disciplinas tradicionais, a escola se destaca ainda pelos cursos adicionais como: aulas de Inglês, Espanhol, empreendedorismo e musicalização. Conta ainda com todas as salas climatizadas e personalizadas, sala de vídeos e reuniões, parquinho, sala de jogos, reforço escolar, dois professores por sala e câmeras de segurança.

Faça uma visita ao educandário e matricule seu(s) filho(s)!