No Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, profissional de Educação Física sugere caminhadas curtas, hidratação e alternância com outras atividades prazerosas

Estamos no Agosto Dourado, mês em que tradicionalmente se faz uma campanha de estímulo à amamentação, com divulgação de seus benefícios para mamães e bebês. Muitas mulheres ficam curiosas em entender como vai ser o equilíbrio entre vida pessoal e treinos durante a gravidez e mesmo depois, principalmente nos primeiros meses após o parto. Em primeiro lugar, as grávidas podem treinar? De uma maneira geral sim, correr durante a gravidez pode trazer benefícios, desde que o médico libere a gestante para a atividade. Quem ainda não corre, não deve começar nesse período, mas as corredoras têm boas chances de receber sinal verde para continuar treinando. A diferença é que, nesse momento, o treino vira uma atividade leve e relaxante. Esqueça treinamentos puxados e desempenho por um tempo.

E depois do parto, como funciona esse retorno às corridas? Qualquer atividade física nesse período necessita de uma avaliação médica e o tempo de retorno depende do tipo de parto e das condições físicas e emocionais da mulher. Mas, em geral, se o parto for normal, é possível voltar a treinar em duas ou três semanas. E como devem ser esses primeiros passos para uma mamãe corredora, por exemplo? Confira abaixo quatro sugestões:

1. Volte aos treinos com caminhadas curtas (de 20 ou 25 minutos), mesmo que você tenha gás e consiga correr. Às vezes, as mamães ganham algum peso durante a gravidez e querem acelerar o processo de queima calórica aumentando a dificuldade do treino. Não caia nessa cilada. Aos poucos, com o passar das semanas, inclua trechos de corrida, até voltar a correr plenamente.

2. Faça esses primeiros treinos de caminhada (e caminhada com corrida) em dias alternados. Essa frequência é suficiente para retomar o hábito e recriar as adaptações necessárias à corrida. Esse dia de descanso ajuda o corpo a descansar e a ganhar força de novo.

3. Se estiver amamentando, esvazie a mama antes de treinar, para não sentir incômodo. Hidrate-se bem para evitar que a perda de líquido interfira na quantidade e na qualidade do leite. Aguarde também de 30 a 60 minutos para amamentar depois de correr ou praticar algum outro exercício, evitando que algumas substâncias produzidas durante a atividade física influam no sabor do leite.

4. Você não precisa descansar totalmente nos dias em que não for caminhar ou correr. Invista tempo, se puder, em outras atividades, como por exemplo: musculação, natação, dança, yoga etc. Isso é uma boa para a manutenção do gasto calórico sem que o corpo fique sobrecarregado demais em uma atividade. O mais importante é escolher uma atividade que te traga satisfação.

Fonte: Globo Esporte