A ideia é desenvolver, em movimento de ação-reflexão-ação, conhecimentos sobre o trato pedagógico com as referidas diversidades e diferenças.


Promover a inclusão das diversidades na escola, combater exclusões e afirmar as diferenças é o objetivo principal do curso “Formação Continuada Docente: A Diversidade Como Princípio Educativo” iniciado na tarde dessa quarta-feira, 14, no Instituto Federal da Bahia (Ifba). Com carga horária de 160 horas, a capacitação tem como público-alvo os servidores e alunos do instituto e professores das redes públicas municipal e estadual. 

Os 39 participantes foram selecionados após inscreverem suas cartas de intenção no portal do IFBA, e terão a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos em 88 horas presenciais e 72 horas a distância. Em seis módulos, tratarão de temas como Introdução à Libras, Educação de Surdos, Deficiência Visual, Relações étnico-raciais na Educação, Gênero e Sexualidade na Educação e TCC. As aulas presenciais acontecerão todas as quartas-feiras na sede do instituto.

Nascida de pesquisa de mestrado, a formação é organizada pelas pedagogas Eliene Sales e Indaiara SIlva, além do técnico em Assuntos Educacionais Daniel Neves Neto. A ideia é desenvolver, em movimento de ação-reflexão-ação, conhecimentos sobre o trato pedagógico com as referidas diversidades e diferenças e possibilitar práticas docentes equitativas e inclusivas.  

Objetivos específicos 

Apresentar as principais legislações vigentes relativas aos direitos dos segmentos enfocados no curso; problematizar as questões raciais e promover a educação das relações étnico-raciais na escola; discutir acerca da inclusão escolar das pessoas surdas e com deficiência visual; estudar questões contemporâneas de gênero, com viés de classe, raça e sexualidade, na sua interface com discussões sobre discurso de ódio; conhecer e desenvolver metodologias para o trabalho com a diversidade e as diferenças em sala de aula; adotar estudo de caso como instrumento de diagnose e intervenção do/no processo de ensino e aprendizagem.

Por Igor Fagner - Rota 324


Esp. Suzemary Lima (Escola Mul. Armando Xavier, uma das mediadoras do curso)