Gestores públicos de 30 municípios estão inscritos para Fórum de Cidades Digitais em Alagoinhas; Objetivo é fomentar a modernização das Prefeituras no Nordeste e Litoral Norte

Políticas públicas e soluções para tornar o serviço público mais eficiente serão tratadas por prefeitos e gestores públicos que participam nesta quinta-feira (08), em Alagoinhas, do I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste Baiano, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Alagoinhas e Sebrae-BA. Representantes de 30 municípios estão inscritos para o evento que será realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, a partir das 8h30.

De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é levar informações aos municípios, em especial de pequeno e médio porte, sobre os impactos positivos de se investir em tecnologia. Amargosa, Alagoinhas, São Francisco do Conde e Conceição do Coité trazem para o encontro as iniciativas tecnológicas implantadas para atender melhor o cidadão. “Promove a troca de experiências entre os gestores e mostra como as Tecnologias da Informação e Comunicação são fundamentais para maior eficiência da máquina pública, contribuindo com o processo de desenvolvimento das localidades”, comenta.

Entre as ações do Governo do Estado para aumentar a conectividade nos municípios, o coordenador Geral de Infraestrutura de TI da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), Grinaldo Lopes de Oliveira, destaca a estratégica de fomento ao ecossistema de inovação através de uma rede de alta velocidade via Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). “Estamos tratando da consolidação dessa rede frontal num horizonte de quatro anos. Queremos utilizar as universidades como um catalizador de inovação”.

Oliveira também cita a criação de Laboratório vivo, previsto para ser inaugurado no Parque Tecnológico em Salvador, no final deste mês, que contemplará entre as atividades um espaço para o desenvolvimento de soluções voltadas para as cidades inteligentes. “Será o primeiro ambiente de demonstração na Bahia para que os prefeitos possam ter conhecimento dessas soluções para implantação. Queremos que ele se torne uma espécie de visitação obrigatória”, frisa o coordenador.

Inscrições – As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais em Alagoinhas são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/alagoinhas. O evento tem o patrocínio da Exati e CMT Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Bahia (ASSESPRO-BA), da Churrascaria Baita Tchê Alagoinhas e do Canal Gerência Pública.

Serviço

I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste Baiano
08 de agosto de 2019, em Alagoinhas
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Alagoinhas (Rua Manoel Romão, 150)
Credenciamento: 8h30
Abertura: 9h
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/alagoinhas
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41) 3015-6812