Uma professora que há 14 anos transforma a vida de crianças por meio da leitura e da educação ambiental.

O Rota 324 sempre buscou contar as incríveis histórias do povo que faz esta cidade acontecer. Pessoas que, de um jeito simples e ações impactantes, conseguem mudar a vida de outras pessoas. E assim acontece com a professora Geni, que tivemos o prazer de visitar e conhecer o magnífico trabalho social desenvolvido por ela.

Natural de Jacobina, Geni Pereira Alves completa em 2019, 50 anos de formação e que, para nossa sorte, rejeitou uma oportunidade de trabalhar no Banco do Brasil, e seguir seu sonho de ser professora. Até se aposentar em 2004, ela passou por escolas municipais e estaduais, as quais foi colecionando não só alunos, mas fãs do seu amor pela profissão. De uma memória mais incrível ainda, lembrou o nome do editor do Rota 324, seu aluno em 1992 e ainda, do concurso de redação que o ajudou a ganhar. E a memória dessa gentil professora nos impressiona ainda mais, quando ela nos mostra centenas de fotografias de crianças, chamando todas pelo nome, qual escola estudou e em que faculdade está atualmente.

“Para ser professor, você precisa gostar de gente, precisa amar a profissão, e eu amo ser professora. Lembro-me que o sinal tocava para o fim das aulas, mas eu continuava na sala, com a professora Jacira, auxiliando alguns alunos que tinham dificuldades de leitura”. Ela conta também que por diversas vezes presenteou alunos com o pagamento de um reforço escolar, como forma de acelerar o seu desenvolvimento.


O Clube da Rua Limpa – Criado em outubro de 2005, um ano após sua aposentadoria, o Clube da Rua Limpa nasceu da necessidade de a pró Geni não sentir saudade da sala de aula. E, na Rua Jequié, no Bairro da Missão, reunia semanalmente as crianças das redondezas para varrer a rua e, em seguida, fazerem leituras de livros e receberem lanches. “Prometi a elas que, se continuassem dedicadas ao projeto, que no mês de dezembro faríamos uma festa para eles. Chegamos ao final do ano com o número de 40 crianças empenhadas” informou, lembrando que no início era apenas uma preocupação com manter as ruas da comunidade organizadas, mas logo veio a necessidade de criar o clube da leitura, agregando ao projeto ambiental.

Em 2007, já na Rua São João, a professora iniciou um grande acervo de livros e começou a promover diversas competições para estimular as crianças. “Fiz concurso de leitura, de matemática, do melhor declamador do Hino Nacional, promovi competições também em algumas escolas infantis”. Todos os livros da biblioteca ficam disponíveis para as crianças levarem para casa, porém, depois passam por algumas perguntas para ela saber se compreenderam a leitura. “Cada membro que chega a dez livros, ganha uma caderneta com todo o relatório do que já leu, quando chega a cem livros recebe um prêmio”. Entre os frequentadores da biblioteca, há os que já estão chegando a incrível marca de 1000 livros lidos. Aos ganhadores sempre presenteou com brinquedos, roupas, notebooks, entre outros brindes. 


Acervo de fotos – Professora Geni, como descrevemos acima, iniciou seu clube nos passeios da Rua Jequié e, sempre registrando tudo, nesses 14 anos já acumulou centenas de fotografias, as quais espalhou por toda sua casa. Em seu rico acervo, ela apresenta as fotos dos membros, enquanto crianças, quando ainda estavam nos primeiros livros e em sua fase adulta, em qual faculdade está cursando e quantos livros leram até hoje. As cadernetas são todas organizadas em ordem de quantidade de exemplares lidos. “Turmas vão, outras começam a chegar, a maioria por indicação dos que passaram por aqui e assim seguimos com o nosso propósito de incentivar o hábito da leitura e a educação ambiental, pois eles só levam as obras para casa com a condição de sempre deixarem suas portas limpas”.

Pró Geni contou para a redação do Rota 324 que não consegue mais ficar longe da sua biblioteca, e que passa a maior parte do tempo lendo livros para saber o que está sendo disponibilizado para os leitores. Seu espaço pessoal no local se resume a apenas um quarto, todos os outros cômodos servem a biblioteca. “Isso aqui se tornou uma casa de livros e uma toca de gente. Outro dia fui visitar meu filho em Portugal (Paulinho da Gaita conhecido também como Paulinho o Homem Banda) e não consegui ficar mais que 15 dias. Isso aqui é minha vida!”.

E para finalizar nossa entrevista, perguntamos qual a mensagem que ela deixaria para aquelas crianças que não possuem o hábito da leitura, e ela sorridente respondeu: “Que venham aqui! Eu coloco elas sentadas com um bom livro, ofereço um lanche bem gostoso e já já estarão viciadas em ler!”. Conheça a biblioteca da pró Geni, na Rua São João, no Bairro da Missão.

Igor Fagner – Rota 324

À esquerda, a Talita, premiada em 2018 por atingir a marca de 901 livros lidos. Ela já chegou a ler um livro com 860 páginas em apenas três dias. Ao centro, a jovem Heloisy Tínel, autora do livro "Os Guerreiros de Antares - Trégua"