Para empreender não existe idade. Uma grande oportunidade pode surgir numa brincadeira.

É com grande satisfação que volto a escrever para o Rota 324. Observando as várias mudanças realizadas aqui. Destaco em especial um dos valores deste site: Estimular a cultura empreendedora.

Será que estamos criando uma cultura empreendedora entre os mais jovens?

Empreender é ter visão apurada e enxergar em diferentes situações oportunidades de se oferecer soluções e/ou praticidade.

Nos Estados Unidos as crianças montam suas bancas de limonadas. E os adultos valorizam esse tipo de iniciativa. Desde cedo existe uma estímulo para buscar oportunidades.

Aqui no Brasil, não se vê com bons olhos quando crianças e jovens exercitam essa capacidade criativa.

Não estou fazendo nenhuma apologia ao trabalho infantil, mas acredito que a idade não determina a habilidade de criar soluções e a possibilidade de lucrar com suas ideias.

Davi Braga, de Maceió, criou o List-it com apenas 15 anos de idade. O List-it é um aplicativo que facilita a dura tarefa de pesquisar, reunir e adquirir todo o material escolar. Ao invés de bater perna pela cidade, o app faz tudo isso pra você.

A Cacau Show surgiu quando Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Para sua surpresa, ele foi informado que não havia possibilidade de produzir os produtos com esse peso. Diante dessa situação, Costa resolveu produzi-los por conta própria. Atualmente a Cacau Show tem mais de 2,2 mil unidades e em 2018 faturou R$ 3,5 bilhões.

“Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente” – disse Roger Von Oech. Ele é escritor especialista em estimular a criatividade e inovação. Desenvolveu atividades na Apple, IBM, Disney, Sony e Intel.

Portanto, desde cedo podemos descobrir novas respostas para muitas coisas. Para empreender não existe idade. Uma grande oportunidade pode surgir numa brincadeira.

Se você é jovem e quer empreender, vá em frente. Não existe idade para começar.

Se você não é tão jovem assim, vá em frente, Nunca é tarde para começar.

O mais importante é que tenhamos um espirito empreendedor. Que possamos inspirar outras pessoas a buscarem novas soluções.

Lembrando novamente Von Oech. “Para ser criativo, é preciso buscar a segunda resposta certa. Busque obter o maior número possível de respostas a tudo. Amplifique suas ideias.”

Do autor

José Antonio Valois é Especialista em Administração e Marketing Esportivo   
Sugestões de pauta, dúvidas e/ou críticas envie um e-mail para javalois@hotmail.com