Alguns pequenos hábitos em nossa rotina podem fazer toda a diferença em nossa saúde mental.

Atualmente, a falta de saúde mental é um problema que afeta seriamente a população, estima-se que em cada 100 pessoas 30 sofram, ou venham a sofrer, num ou noutro momento da vida, de problemas de saúde mental e que cerca de 12 tenham uma doença mental grave.

O suicídio tornou-se uma das principais causas de morte violenta em todo o mundo e problemas como ansiedade ou depressão têm sido associados a várias doenças físicas, especialmente doenças cardíacas.

Segundo a Associação Americana de Psicologia (APA), a saúde mental é concebida como a maneira pela qual nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos afetam nossas vidas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

A importância da saúde mental reside na relação próxima com o nosso bem-estar e a nossa sobrevivência. Viver feliz e estável aumenta nossa expectativa de vida e permite sermos capazes de enfrentar os desafios da vida.

 Alguns pequenos hábitos em nossa rotina podem fazer toda a diferença em nossa saúde mental. Estas atitudes aliadas ao apoio psicológico adequado podem mudar sua vida:

1. Coma bem e com regularidade: Fortaleça seu corpo com alimentos naturais e nutritivos. 
2. Faça exercícios: Encontre esportes que você goste, frequente academias ou grupos esportivos. Sue bastante. Exercícios liberam substâncias químicas de bem-estar no seu organismo. 
3. Estabeleça um padrão de tempo para seu sono: Desenvolva uma rotina para as suas horas de sono. Seu corpo precisa disso. 
4. Equilibre trabalho e lazer: Reserve um tempinho na sua agenda para atividades prazerosas. Tenha hobbies. 
5. Dedique-se mais à sua vida social: Dê atenção ao seu círculo de amigos, saia e conheça novas pessoas. 
6. Aceite-se: Dê a você mesmo permissão de ser humanamente passível de erro, bem como todo mundo. 
7. Ria: O humor realmente pode ser o melhor remédio. Tente não levar a si mesmo e a vida muito a sério. 

Do colunista

Priscila Carvalho Vilas Boas, baiana, jacobinense da encantadora Vila de Itaitu, Psicóloga Clínica de Abordagem Fenomenológico Existencial (CRP 03/19167), Psicoterapia Breve para jovens e adultos, e Orientação Profissional para adolescentes na região de Cachoeira-BA.