Para muitas pessoas ainda não está clara a função da psicóloga /do psicólogo e alguns têm a ideia equivocada de que "psicólogo é coisa de maluco". A psicologia tem por objetivo ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, e assim encontrarem dentro de si mesmo as respostas que procuram. Sendo assim, mesmo quem se considera "Normal" deve cuidar da sua saúde mental e contar com o apoio de um bom profissional da psicologia.

Se você tem dúvidas sobre quando procurar um psicólogo, confira alguns sinais que podem te ajudar a tomar esta decisão: 

Quando você sente as emoções com muita intensidade 
Se você passou por uma situação traumática em algum momento da vida
Quando você apresenta sintomas de doenças não diagnosticadas 
Quando você tem uma ideia fixa ou uma vontade que não passa
Quando as coisas que antes te interessavam perderam a graça 
Quando você tem problemas nos seus relacionamentos
Quando você se encontra em uma situação cuja a dependência lhe causa danos em qualquer âmbito de sua vida
Quando desejar desenvolver seu autoconhecimento

Encontrar um bom psicólogo / psicóloga não é algo difícil, atualmente o serviço de psicoterapia está acessível no Sistema Único de Saúde (SUS), nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial); em Clínicas-Escola, nas Faculdades de Psicologia; em Instituições (como ONGs, Empresas parceiras de clínicas e hospitais). Há profissionais que oferecem atendimentos a valores reduzidos ou de graça. Neste caso, cada profissional trabalha de forma específica, definindo os critérios de triagem e seleção para esses atendimentos.

Alguns Psicólogos e Psiquiatras realizam atendimento particular ou por meio de convênios, além de oferecerem também a modalidade de atendimento online. Os valores cobrados variam de acordo com a região de localização, serviços oferecidos, duração do processo, entre outros fatores. 

Procure um profissional qualificado, dedique-se ao processo e cuide de sua Saúde Mental!

Do colunista

Priscila Carvalho Vilas Boas, baiana, jacobinense da encantadora Vila de Itaitu, Psicóloga Clínica de Abordagem Fenomenológico Existencial (CRP 03/19167), Psicoterapia Breve para jovens e adultos, e Orientação Profissional para adolescentes na região de Cachoeira-BA.