Ação é uma parceria entre o Ministério Público e Secretaria Municipal da Educação e Cultura.

Na manhã desta quarta-feira, 28, a Prefeitura de Jacobina, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Semec), reuniu cerca de 150 profissionais da Rede Municipal de Ensino para um seminário sobre Educação Ambiental. O evento é promovido em parceria com o Ministério Público e foi ministrado pelo Promotor de Justiça Dr. Pablo Almeida, tendo o segmento de Fundamental II como público-Alvo.

De acordo com a coordenadora do Fundamental II da Semec, Lucivane Amorim, "o seminário vem para fortalecer o trabalho que os professores já realizam com os alunos em sala de aula, sensibilizando-os sobre o cuidado consigo e com o ambiente ao qual estão inseridos, para uma educação ambiental que promova mudanças sociais e atitudinais" disse.

Por sua vez, Dr. Pablo frisa que um dos principais objetivos desse seminário, é promover qualificação na área ambiental para os profissionais em Educação. “Fizemos algumas visitas às unidades escolares e, muitas vezes o que a gente verificava era uma ausência de treinamento e qualificação voltada para a Educação Ambiental dos profissionais. Então, estamos desenvolvendo esse trabalho em Jacobina, com o intuito de sensibilizar para as diversas temáticas ambientais existentes nessa região, como por exemplo a coleta seletiva, a preservação das cachoeiras, o patrimônio cultural, entre outros” contou o promotor, lembrando ainda que a própria Constituição Federal determina que os professores, de maneira transversal, tratem sobre Educação Ambiental. 

O seminário contempla gestores escolares, coordenadores e professores, e teve uma etapa realizada no dia 8 de agosto com profissionais do Fundamental I, a segunda hoje e a terceira etapa acontecerá no dia 11 de setembro, dessa vez com o corpo docente da Educação Infantil. Paralelo a isso, visitas estão sendo realizadas nas unidades escolares, pois, conforme destacou o promotor, é preciso verificar e valorizar o que já está sendo desenvolvido pelos professores e alunos em sala de aula. 

“Uma das unidades que iremos visitar é no Distrito de Caatinga do Moura, onde há uma horta sendo cultivada pelos alunos, então parabenizo a Prefeitura de Jacobina por tornar esse projeto disponível. Nós falamos sempre que, a Educação Ambiental é mais do que a disponibilização da informação, é também garantir ao aluno uma atividade prática no dia a dia da escola com preservação ambiental, então as hortas, assim como a coleta seletiva, casam nesse sentido, de haver atividades que possam ser realizadas diretamente na escola” concluiu Dr. Pablo Almeida.

Igor Fagner – Rota 324