Como achamos difícil “cuidar da gente”. A rotina desenfreada, as demandas que se acumulam...vários são os fatores que nos levam a esquecer de lançar um olhar mais amoroso para as nossas necessidades. Porém, identificar o valor das pausas que precisamos fazer para nutrir nossa mente e nosso corpo traz inúmeros benefícios em prol do nosso bem-estar físico e emocional.

O autocuidado não é mais uma tarefa para a sua rotina ou uma prática que faça você sentir culpa caso não consiga mantê-la em dia. O autocuidado é um olhar gentil consigo mesmo. Devemos ir no nosso tempo, no nosso ritmo, mas com disciplina.

Comece escutando o seu corpo. Reserve alguns minutos para tentar se ouvir e entender o que você precisa. Meditar irá te auxiliar bastante nessa tarefa. Para quem não tem costume de meditar, comece observando a sua respiração – e quando alguém tentar tirá-lo disso – retome a consciência a ela.

Busque estar mais perto da natureza. Ela é poderosa e permite que a gente recarregue nossas energias. A natureza acalma e nos faz enxergar o ciclo das coisas, que muitas vezes a correria não nos deixa enxergar. Coloque os pés na grama, olhe para os animais, veja quanta vida acontece nesse momento.

Invista na leitura. É hora de “terminar de ler” aquela pilha de livros que você comprou e deixou para lá. Uma dica: estipule pequenos períodos – 5 ou 10 minutos – para a sua leitura diária. Com o tempo, o hábito fará com que você leia mais e mais. Acredite, vale a pena.

Sinta prazer na sua própria companhia. Muitas vezes precisamos apenas de um tempo sozinha e não nos damos conta disso. Solidão é diferente de solitude. Tenha um momento consigo mesmo. Opções não faltam: assista um filme, faça uma caminhada, etc.

Escreva sobre suas emoções. A escrita nos conecta mais com a gente. Experimente colocar no papel como foi o dia ou escrever sobre o momento que você está vivendo ou que gostaria de viver.

Que tal começar agora? Re-programe sua rotina. Re-programe sua vida. Você não tem noção do quanto “olhar para si” traz mudanças que você nem imagina. Sigo na torcida por você!

Por Lidiane Angelim
Fonte: Bahia Noticias