No Brasil há mais de 1 milhão de investidores pessoa física no mercado de renda variável, segundo levantamento da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) divulgado no início do ano. É um volume de traders 33,7% superior ao mesmo período em 2018, sendo que a tendência é crescimento ainda maior, visto que o Ibovespa - índice desse mercado - já atingiu os 100 mil pontos neste ano.

Este cenário é resultado da realidade macroeconômica do país com taxa de juros de apenas um dígito, o que tem levado as pessoas a buscarem rendimentos mais lucrativos do que a tradicional poupança. Para Carol Paiffer, CEO da ATOM S/A, o Brasil vive uma mudança comportamental na forma de lidar com investimentos e a Bolsa de Valores é um mercado de trabalho muito valioso, inclusive como recurso para ter uma vida financeira mais equilibrada.

“A vida de daytrader na Bolsa de Valores é possível para todo mundo. Hoje em dia, para operar no mercado financeiro, basta ter acesso a um computador e uma boa conexão de internet. Com foco, disciplina, estratégias refinadas e uma boa leitura de mercado, os lucros irão aparecer de forma concreta”, esclarece Carol Paiffer.

Para quem quer aprender a ganhar dinheiro na Bolsa de Valores, a especialista destaca 10 dicas importantes:

1- Acompanhe as notícias sobre economia e política: A Bolsa de Valores é viva e suas ações são quase sempre influenciadas pelo que acontece globalmente. Estar antenado nos últimos acontecimentos permite uma análise mais criteriosa sobre o momento de compra e venda.

2 – Faça uma leitura de mercado: Observar tendências de baixa ou alta no mercado faz como que se aprenda que existem prioridades na leitura de mercado, pois é necessário saber onde estão os compradores e os vendedores. Com isso, o trader deve aprender para onde “olhar’ na hora da operação.

3 - Não se sabote: Para operar na Bolsa, como toda profissão, é essencial empenho e dedicação. Qualquer pessoa pode aprender, mas deve evitar obstáculos como “parece difícil”, “não entendo”, “é chato” ou “vou errar”. Ou seja, é necessário vencer a barreira da autossabotagem, enfrentando os desafios e sendo persistente.

4 - Mantenha o foco: Estar presente de corpo e mente no momento da operação é fundamental para um bom desenvolvimento. O ideal é desligar-se de distrações como celulares e redes sociais e se concentrar muito durante todo o período de operação.

5- Estabeleça metas e prazos: É necessário saber quando e quanto se quer ganhar para suprir um determinado estilo de vida. Ou seja, para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve. Coloque-se um prazo para efetuar os treinos livres em simuladores e ter bom desempenho precisa ser uma meta.

4 - Mantenha um tempo de estudos permanente: Coloque-se dia e hora para estudar. É como um vestibular: muitos já o fazem e poucos tem sucesso. A dedicação é chave, ou seja, quanto mais se estuda, melhores são os resultados.

5 - Evite a arrogância: O mercado financeiro não aceita arrogância. Depois de achar que já aprendeu o suficiente, a dica é refletir sobre isso. Aquele que acha que já sabe tudo, pode ser surpreendido negativamente com a volatilidade de um pregão.

6 – Viva um dia após o outro: Nenhum trader jamais será maior que o mercado. É importante saber que nenhum dia no mercado financeiro é igual ao outro, ou seja, o que dá certo num dia, pode não dar no outro. Não existe receita absoluta de sucesso.

7- Refine estratégias: Nem sempre a melhor estratégia do mercado serve para o momento de todos os daytraders. Estar atento à meta pessoal, impede que uma estratégia superficial coloque tudo a perder.

8 – Treine muito: O treinamento é a base de uma boa performance. Utilize simuladores antes de ir para o mercado e faça uma autoavaliação antes de partir para a prática. O que diferencia um trader de sucesso de outro é justamente conhecimento de causa adquirido em treinos livres pelo maior número de horas possíveis.

9 – Não é necessário arriscar seu próprio dinheiro: Um dos maiores receios de quem quer operar na Bolsa de Valores é obviamente perder dinheiro. Porém, é possível operar com capital de empresas. Quanto mais apresentam resultado, mais capital tem disponível para operar.

10 – Tenha networking: Uma das melhores formas de se manter atualizado sobre as tendências na operação da Bolsa de Valores é estar inserido nesse mercado. Com isso, é essencial desenvolver um networking qualificado no mercado financeiro, participando constantemente de cursos de atualização e eventos da área.

Fonte: Administradores.com