Empreender pressupõe arriscar-se. Não existem negócios 100% seguros, mas certos erros podem ser evitados.

Listei 7 erros que considero mais comuns e mais perigosos para você e seu negócio.

1) Não ter planejamento.
Muitos empreendedores começam o negócio sem ter um planejamento estratégico, plano de negócio, etc.
Eu tive um professor na Pós Graduação que brincava com a gente dizendo que só existiam duas formas de planejamento para a maioria dos empreendedores brasileiros: SDD e me too.
SDD= Se Der, Deu. Fazendo uma referência a total falta de planejamento do empreendedor.
Me too = “Eu também” em inglês. Nesse caso, a ideia seria: se estão fazendo algo, vou fazer também. 

2) Misturar finanças pessoais com as finanças da empresa
Algo muito comum e extremamente prejudicial para o sucesso do negócio é esse descontrole.
É fundamental ter toda a movimentação do caixa da empresa sob controle.
Estabeleça um pró-labore e resista à tentação de pegar um “dinheirinho” extra do caixa.

3) Achar que ser patrão significa trabalhar menos
Quando você tem sua empresa. Maiores são suas responsabilidades.
Tem muita gente que adquire franquia e também acredita que não haverá necessidade de dedicação exclusiva ao negócio
Se você quer trabalhar pouco, não empreenda!

4) Crer que os clientes virão espontaneamente
A concorrência está cada vez mais acirrada. Por mais que sua loja ou ponto de atendimento seja bem localizado, bem decorado e ainda tenha os menores preços. Nada disso garante que os clientes surgirão facilmente. Não se iluda. Ter uma clientela fiel demora muito e exige muito esforço.

5) Não ter capital de giro
Ter dinheiro suficiente para manter sua empresa funcionando. Isso é o capital de giro.
Pense em ter recursos disponíveis para pelo menos 6 meses de funcionamento.
Essa reserva vai ser necessária. Sem capital de giro você pode endividar a empresa, atrasar compromissos, etc.

6) Esquecer que o empreendimento deve atender ao cliente
Outro dia li um post da Camila Farani (Presidente do Gávea Angels e uma das participantes do programa de TV Shark Tank Brasil), nele ela dizia sobre um erro que custou R$ 280 mil. Apesar de já ter certa  experiência no comércio, Camila montou um restaurante num grande shopping. Mas para sua surpresa, nos três primeiros meses ela faturou apenas R$ 4.800,00. 
Isso ocorreu porque todo o restaurante foi criado de acordo com as preferências de Farani. O cliente foi negligenciado, esquecido. 

7) Apostar em modismos
Não faz muito tempo que paleta mexicana e iogurteria faziam sucesso no mundo das franquias.
Tenha cuidado para não investir em negócios de curta vida útil.
Algo que esteja fazendo muito sucesso agora não significa que será duradouro.

 “Sonhe grande, pois ter sonhos grandes dá o mesmo trabalho dos sonhos pequenos”- Jorge Paulo Lemann

Do colunista

José Antonio Valois é Especialista em Administração e Marketing Esportivo. Sugestões de pauta, dúvidas e/ou críticas envie um e-mail para javalois@hotmail.com