Com cada vez mais mobilidade desde a chegada de Jesus, time quebra sistema de marcação rival com três volantes, vence com autoridade no Maracanã, e formação mais "ousada" ganha pontos


A Holanda que encantou o mundo na Copa de 1974, mesmo perdendo a final para a Alemanha, ficou eternizada na história do futebol como "carrossel holandês", porque seus jogadores de linha não guardavam posição fixa em campo. É com um conceito parecido na hora de atacar, guardadas as devidas proporções táticas de cada época, que o Flamengo de Jorge Jesus, 45 anos depois, apresentou a sua melhor versão na vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras no Maracanã.

Desde a chegada do técnico português, o time rubro-negro vem ganhando cada vez mais em mobilidade e intensidade. E foi na base da movimentação no último domingo que conseguiu quebrar o sistema de marcação com três volantes do adversário – que tem a melhor defesa do Brasil e ainda não havia sofrido três gols sob o comando do Felipão –, fazendo uma exibição de gala, a sua melhor em toda a temporada.

Flamengo terminou o jogo com 66% de posse de bola, 11 finalizações e quatro chances claras de gol: aproveitou três.
Peça a um torcedor rubro-negro para desenhar a escalação do Flamengo que provavelmente ele vai posicionar assim: "Diego Alves no gol... Everton Ribeiro na direita, Arrascaeta no meio, Bruno Henrique na esquerda e Gabigol avançado". O próprio clube divulga o time com esta disposição tática antes dos jogos, mas a verdade é que do meio para a frente é uma "metamorfose ambulante" dura de marcar.

Fonte: Globo Esporte