Com Neymar de volta, técnico busca ajustes em estrutura tática que começou a montar no torneio continental. Ele quer Firmino quase como quarto homem de meio de campo para abrir espaços

Com nove titulares que atuaram na final da Copa América, há dois meses, a seleção brasileira volta a campo no primeiro amistoso da data Fifa de setembro. O jogo contra a Colômbia, no estádio do Miami Dolphins, nesta noite de sexta-feira, às 21h30 – horário de Brasília –, marca o retorno de Neymar e a continuação dos ajustes que o treinador busca para uma nova formação.

A base do Brasil tem no papel Casemiro e Arthur lado a lado, Neymar, no lugar de Everton, e Richarlison, na vaga de Gabriel Jesus, com Coutinho pelo meio, mais Firmino à frente. Mas o posicionamento é um pouco diferente. Com a bola, Tite quer Firmino mais recuado, como mais um homem de meio de campo. A intenção é abrir as laterais para os avanços de Neymar e Richarlison pelas pontas.

Com seis substituições permitidas, Tite deve fazer alterações no segundo tempo. Mas não se deve esperar muitas e rápidas mexidas na estrutura da equipe. A intenção é entrosar o setor ofensivo, dar automação aos movimentos e, como disse Tite, polimento no ataque.

– Hoje jogamos numa composição com quatro no meio de campo. O quarto homem é o Firmino. É um desenho diferente do que tinha antes. Essa construção exige tempo até coordenar, desenvolver a criatividade, explorar os flancos como quero. Para cada um acompanhar o raciocínio do outro, facilitar a possibilidade entre eles – comentou Tite.

Brasil x Colômbia
Local: Miami (EUA), estádio do Miami Dolphins

Horário: 21h30 (Brasília). 20h30 de Miami

Brasil: Ederson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Alex Sandro; Casemiro, Arthur, Philippe Coutinho; Richarlison, Neymar e Roberto Firmino. Técnico: Tite.

Colômbia: David Ospina; Stefan Medina, Davinson Sánchez, Yerry Mina, William Tesillo; Wilmar Barrios, Matheus Uribe, Juan Guillermo Cuadrado; Luis Muriel, Duvan Zapata y Luis Díaz. Técnico: Carlos Queiroz.

Arbitragem: o trio de arbitragem é americano. Ismail Elfath apita, auxiliado por Corey Parker e Adam Wienckowski.

Fonte: Globo Esporte