Situada no coração da Bahia, maior estado da região Nordeste do Brasil, a Chapada Diamantina é mundialmente conhecida pela sua natureza encantadora, sobretudo as inúmeras serras e cachoeiras, sendo um dos principais destinos para os amantes do ecoturismo. É nela que nasce o maior rio baiano, o Paraguaçu, responsável pelo abastecimento, inclusive, de boa parte da metrópole do estado. Tendo como base toda essa riqueza, várias áreas de preservação protegem o território, com destaque para o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Por abrigar uma diversidade de animais e plantas, incluindo espécies nativas, só encontradas na região, este lugar especial inspirou a portuguesa e doutora em fitoquímica, Sílvia Martins, que há quase dez anos reside na cidade de Lençóis, a reunir informações acerca da fauna e flora regionais, dando forma ao “Guia Prático de Plantas Medicinais da Chapada Diamantina - Bahia - Brasil”.

A publicação será viabilizada através de financiamento coletivo pela plataforma Catarse. "Escrito com muito carinho e dedicação", o Guia é um sonho de Sílvia, que "trilhou", literalmente, esse percurso, a cada passeio com amigos e familiares. Através de fotografias e pesquisas científicas, ela identificou e registrou plantas com propriedades medicinais, prática que já faz parte do seu cotidiano.

Sócia da empresa de saboaria e cosmética naturais Natursense, Sílvia pretende, com o material, conectar o conhecimento empírico/popular com o universo acadêmico, fundamentando o uso caseiro e potencial terapêutico das espécies registradas em prol da melhoria das condições de saúde e bem-estar. "Com a venda da primeira remessa de guias impressos, queremos propagar saberes, começando pelos municípios da própria Chapada Diamantina, até outras regiões do país, em parceria com escolas, bibliotecas e demais instituições interessadas", pontua.

Conheça os detalhes do projeto e contribua para sua concretização: 


No link também estão descritas as recompensas para os colaboradores.

Por Verusa Pinho
Jornalista DRT/BA 3546