No trânsito, o sentido é a vida.

Esta frase, inicialmente simples, retrata um clamor de uma nação inteira por um trânsito mais seguro e harmonioso, ela nos faz refletir sobre três palavras diretamente, são elas: trânsito, sentido e vida.
O trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga. No trânsito exercemos uma das maiores conquistas de todo indivíduo, o direito de ir e vir. 

O termo sentido utiliza a visão, da audição, do olfato, do tato e do paladar do ser humano através de um processo fisiológico de receber e reconhecer sensações e estímulos. Também pode se referir ao entendimento ou razão humana. Trata-se então de um modo de compreensão de determinado assunto ou do conhecimento empregado a certas ações. Neste contexto, o sentido está relacionado com o ato de ter um ponto de vista sobre algo.

A vida é o dom mais precioso que Deus nos deu, fator primordial para a existência humana, quando a vida se esvaece, finda tudo. 

Este é atualmente um dos maiores problemas no trânsito mundial, nacional e infelizmente na nossa região também, são incontáveis acidentes de trânsito que mutilam e matam indiscriminadamente, crianças, jovens, adultos e idosos, nossas ruas e rodovias são manchadas pelo sangue de condutores, conduzidos e pedestres, fato lamentável. Imaginem se pudéssemos ouvir o desespero das vítimas, sentir suas dores, perceber o exato momento onde a vida abandona o corpo estendido no chão, muito triste mesmo. O trânsito em essência não é para servir de palco para esse tipo de espetáculo. 

Dai a razão da frase tema da Semana Nacional de Trânsito 2019, no trânsito, o sentido é a vida, uma sociedade imbuída na segurança do trânsito, dando bons exemplos sem precisar da presença do Policial Rodoviário Federal e Estadual, Militar, Guarda Civil Municipal, Agente de Trânsito, tenho que ressaltar que todos esses nobres profissionais são importantíssimos para a nossa segurança, mas são coadjuvantes, pois o papel principal, responsável por mudar esse cenário do nosso trânsito é você condutor, assuma uma postura correta, gentil, respeitosa para com todos os envolvidos no trânsito. Assim nos conseguiremos da um novo sentido a vida no trânsito.

Do autor

Wagne Melkart – Diretor 
Melkart Consultoria e Soluções em Trânsito