Uma coluna semanal de José Antonio Valois

Hoje vou narrar uma história inspiradora de David Portes. Um exemplo de empreendedor que conseguiu sucesso diante de uma situação totalmente adversa.

Após ser despejado e perder o emprego como motorista, David morou debaixo de um viaduto com a mulher grávida.

Um dia, conseguiu o equivalente a R$12 de um porteiro para comprar um remédio, e arriscou gastar tudo em bombons.

Em menos de uma hora nas calçadas do Centro do Rio de Janeiro, ele já tinha arrecadado o dobro do que havia investido. Resolveu então se estabelecer no local como camelô. Abriu a Banca do David na Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Em um ano, a Banca do David já contava com mais de 300 itens para venda.

Sua barraca de doces tinha setores como o “engordiet”, “mezanino”, setor de refrigerado, etc.

David Portes inovou ao criar um serviço drive thru. Os clientes podiam comprar seus doces sem a necessidade de descerem do carro. Ele usou orelhões que ficavam perto de sua barraca para instalar uma espécie de call center onde Portes recebia os pedidos dos clientes, podendo assim fazer seu serviço delivery.

Hoje, já milionário, é dono das empresas Talk About, D!Marketing, AD POP, Investcomm. Em seu currículo mais de 1.500 palestras que contam sua história de superação, além de abordar temas como motivação, empreendedorismo, liderança, vendas e marketing.

Ganhou o prêmio internacional World Business como palestrante revelação.

Veja algumas dicas do David:

“Explore sua criatividade e busque por soluções que possam resolver o seu problema”

“Não importa a sua opinião ou o que você precisa, e sim o que o cliente anseia. Cliente é tudo, e é pra ele que você trabalha. Você não pode tentar adivinhar o que ele quer. Empreendedor que não tem diálogo com o cliente não tem nada.”

“Já fracassei inúmeras vezes e perdi muito dinheiro. O fracasso diferencia quem deseja daqueles que acham que querem. Quem deseja levanta e recomeça.”

“Na maior parte do tempo você não estará vendendo – no sentido literal – mas cultivando relacionamentos.”

David é autodidata, jamais frequentou um cursinho ou uma faculdade. Aliás, só estudou até a 7ª série, mas suas estratégias são tão eficazes que ele já ministrou palestras para empresas como Unilever, Nestlé, Itaú, Ambev, Mercedes-Benz, Bayer,etc.

Portanto, empreender não depende de escolaridade, mas sim de percepção!

Do autor

José Antonio Valois é Especialista em Administração e Marketing Esportivo. Sugestões de pauta, dúvidas e/ou críticas envie um e-mail para javalois@hotmail.com