Acompanhe toda semana uma dica legal em oferecimento da Escola Mundo do Saber

O senso de responsabilidade precisa ser desenvolvido desde cedo. É essa noção que nos ajudará a sermos pessoas mais independentes e a ter uma vida profissional bem-sucedida.

Mas ensinar os filhos a serem responsáveis, principalmente com os estudos, é um desafio para muitos pais, que às vezes se sentem um pouco perdidos nesse momento ou frustrados por não conseguirem acompanhar de perto o desempenho do filho na escola. 

Por isso, hoje vamos mostrar cinco dicas para auxiliar pais e mães nessa missão. Confira as dicas após o nosso recadinho!

Você já conhece a Escola Mundo do Saber?

Há mais de 11 anos preparando crianças para o futuro, a escola está situada à Rua Florisvaldo Barberino, 196 no Bairro Félix Tomaz, a escola conta com professoras graduadas no ensino superior e ensinando do maternal ao 5º ano.

Além da preocupação com a preparação de profissionais, a Mundo do Saber também se preocupa com os valores morais, lecionando sob os Princípios Cristãos, fazendo com que seu filho cresça com bases sólidas. 

Além das disciplinas tradicionais, a escola se destaca ainda pelos cursos adicionais como: aulas de Inglês, Espanhol, empreendedorismo e musicalização. Conta ainda com todas as salas climatizadas e personalizadas, sala de vídeos e reuniões, parquinho, sala de jogos, reforço escolar, dois professores por sala e câmeras de segurança.

Faça uma visita ao educandário e matricule seu(s) filho(s)!

DICA DA SEMANA

INCENTIVAR E DEMONSTRAR INTERESSE 
Comece conversando com seu filho sobre a importância dos estudos, mostrando que benefícios a educação trará no futuro. E nunca deixe de estimular a criança a aprender sempre mais. 

Demonstre também interesse pela rotina escolar, perguntando o que seu filho está estudando ou se ele tem dúvidas, por exemplo. 

Se possível, até sente-se com ele para revisar algum conteúdo, mas não fique o tempo todo com a criança. Ela precisa ter autonomia e entender que esse é um dever dela, mas sabendo que pode contar com o apoio dos pais.

É importante ainda estar atento às dificuldades de aprendizagem, mas nunca fazer uma tarefa para o filho. Dependendo do grau de dificuldade, pode ser necessário procurar um especialista ou um professor particular. 

NÃO EXAGERAR NO CONTROLE
É fundamental que o jovem tenha independência e autonomia para fazer as suas atividades durante os estudos. Por isso, cabe aos pais acompanhar e orientar, mas não ficar vigiando e fiscalizando o tempo todo.

Ao final de uma tarefa, por exemplo, você pode pedir para ver o resultado e discuti-lo com seu filho, sem transformar esse momento em uma espécie de vistoria.

Conter o excesso de controle ainda ajuda a evitar que o estudo seja visto apenas como uma obrigação que precisa ser cumprida para atender as expectativas dos pais.

AJUDAR SEU FILHO A DEFINIR OBJETIVOS PRÓPRIOS
Ter uma meta bem definida é bom para manter o foco e o interesse pelos estudos. Pode ser começar a praticar um novo esporte dependendo da nota que tirar na prova, ir conhecer um lugar novo ou passar no vestibular da faculdade que ele deseja.

O importante é auxiliar seu filho na elaboração de um plano para que ele entenda como a responsabilidade com os estudos o ajudará alcançar o que deseja.

O importante é auxiliar seu filho na elaboração de um plano que faça sentido para ele e assim entender como a responsabilidade com os estudos o ajudará alcançar o que deseja.

CRIAR UMA ROTINA E UM PLANO DE ESTUDOS
Estudar deve ser um hábito e se transformar em prioridade para o seu filho. Portanto, o estudo deve vir antes de outros momentos, como a prática de esportes, as atividades extracurriculares e o lazer (sem se tornar algo cansativo). O objetivo principal é que corpo e mente estejam descansados na hora de abrir os livros.

Os pais devem ajudar os filhos a organizar essa rotina e também um plano de estudos para que tudo seja feito dentro do prazo correto. Vale estabelecer pequenos intervalos para descanso e intercalar as disciplinas preferidas com aquelas que seu filho tem mais dificuldade. 

DEFINIR UM LOCAL E HORÁRIO ADEQUADOS PARA O ESTUDO
É muito importante ter um lugar próprio para os estudos. Ele deve ser silencioso e tranquilo, espaçoso, com boa iluminação, ter cadeira e mesa confortáveis e estar longe de distrações como a televisão, o celular e o computador. 

Além disso, o horário do dia para estudar deve ser definido de acordo com o ritmo do seu filho, conciliando a rotina de estudos com outras atividades.

Gostou das nossas dicas para ensinar os filhos a serem responsáveis com os estudos? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais informações sobre como acompanhar e ajudar seu filho a melhorar cada vez mais o desempenho escolar!

Extraído do portal Piva Educacional