Vivemos numa época de transformações rápidas e por isso é preciso olhar pra trás e ver o que vivíamos há algum tempo e também nos preparar para o futuro.
Não muito distante existiam escolas de datilografia, vídeo locadora, filme para máquina fotográfica, aluguel de telefone fixo, lojas de discos, etc.
Hoje em dia, os jovens não sabem o que é máquina de escrever. Fotos são feitas no smartphone. As plataformas streaming disponibilizam vídeos e músicas.
A longevidade de uma empresa depende de vários fatores. Mas, com certeza, inovação é fundamental.
- Você está atento às necessidades de seus clientes?
- Você está antenado as mudanças tecnológicas?
- Para onde está indo o segmento que você atua?
Tudo está em mutação. E isso está ocorrendo rapidamente.
Hoje a Volkswagem e Fiat produzem carros. Mas elas devem pensar em vender mobilidade, por isso a Tesla é considerada uma grande concorrente como seus carros elétricos e autônomos.
A Mastercard e Visa têm um desafio pela frente: buscar novas formas de continuar num mercado onde pagar com cartão de crédito está em desuso. Na China, por exemplo, as pessoas fazem mais pagamentos através de QR Code do que com dinheiro.
Não faça como a Kodak, Blockbuster, Atari que não souberam aproveitar as oportunidades e ficaram estagnadas.
Lembre-se sempre da missão de sua empresa. Ela vai sempre ajudar a nortear suas decisões.
“Solucionar problemas ainda não solucionados” é o que diz a 3M. Perceba que eles não estão falando em produtos.
Já a missão da Ambev é: “Criar vínculos fortes e duradouros com os consumidores e clientes, fornecendo-lhes as melhores marcas, produtos e serviços.” Eles não estão falando de cerveja aqui.
Portanto, fique atento as mudanças. Descubra quais são as habilidades especificas que seu negócio oferece ao cliente. Qual a relação que existe entre sua empresa e o consumidor.
“Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho” – Peter Drucker
Do autor
José Antonio Valois é Especialista em Administração e Marketing Esportivo Sugestões de pauta, dúvidas e/ou críticas envie um e-mail para javalois@hotmail.com
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