"Por amor a ti, Brasil" é o tema escolhido para este ano.

O tradicional desfile de 7 de Setembro vem tomando um novo formato desde 2017, pela Prefeitura de Jacobina por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Semec). Realizado à Avenida Orlando Oliveira Pires, o evento traz a participação de escolas, entidades e instituições, que mostram seus trabalhos sob os olhares atentos de milhares de jacobinenses.

Com o tema "Por amor a ti, Brasil", a edição deste ano homenageia a centenária Filarmônica 2 de Janeiro, a qual abrirá a programação entoando o hino que traz o nome da temática. "Com esse tema e esta homenagem a esse ícone, que é a nossa Filarmônica, é que declaramos o nosso amor ao povo, as cores e as belezas da nossa Pátria, na comemoração do Sete de Setembro. A Semec se une as demais secretarias da Prefeitura de Jacobina para realizar um grande evento em homenagem a Independência do nosso País" contou Arilson Teixeira, diretor de Cultura, acrescentando o convite à população para participar deste ato de amor e cidadania.

A programação inicia às 7h45 com o Hasteamento da Bandeira, em frente ao Centro Cultural; já na avenida, às 8h30 acontece a Revista às Tropas Militares e em sequência o Desfile Cívico de 7 de Setembro. Serão 37 entidades na avenida, iniciando com a Filarmônica 2 de Janeiro, seguida das secretarias da PMJ, Tiro de Guerra 06008, Filarmônica Juvenil Rio do Ouro, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Civil Municipal, SMTT, etc. (confira lista completa abaixo).

Concluído o desfile em Jacobina, as atenções se voltam para os distritos, que também realizaram a comemoração da Independência. Neste sábado à tarde os desfiles acontecem em Novo Paraíso, Lages do Batata e Caatinga do Moura.

Igor Fagner - Rota 324


Texto Tema
Abertura do Desfile

Entendendo a relevância desta data, em que comemoramos a independência política e administrativa da metrópole portuguesa e a nossa ascensão como um País autônomo, é que nos propomos a participar, enquanto brasileiros - e, mais que isso, Patriotas! - desse momento solene, em que nos colocamos diante de nossos símbolos nacionais, a Bandeira do Brasil e o Hino Nacional, como uma representatividade do nosso orgulho e respeito por nossa Nação.
   “Por Amor a ti, Brasil!” é que não fugiremos à luta, em prol de sermos cada vez mais pacíficos e ordeiros, uma nação livre, exitosa, democrática e feliz, amando e respeitando o povo,as cores e a beleza desta Pátria Amada.
   Celebremos a memória de nossos ancestrais que marcaram a História de nosso país pela intrepidez e devoção aos ideias de “ordem e Progresso”! Celebremos o 7 de setembro!