Advogado disse que o preso foi levado ao hospital porque o quadro de saúde dele piorou nos últimos dois dias. DGAP diz que deslocamento foi para a realização de exames médicos.
João de Deus, 77 anos, voltou a ser hospitalizado nesta sexta-feira (27) após, segundo a defesa dele, se sentir mal no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, onde está preso pela acusação de crimes sexuais. O hospital municipal da cidade, que fica na Região Metropolitana de Goiânia, informou que o paciente estava se queixando de fortes dores no peito.

Segundo o advogado Anderson Van Gualberto de Mendonça, que cuida da defesa de João de Deus, ele apresentou um agravamento no estado de saúde nos últimos dois dias.

“Início de infarto. Ele está com muito inchaço nas pernas, com risco trombose, alteração na pressão arterial e tonturas que estavam levando a constantes quedas. A glicose dele em jejum estava três vezes mais que o normal”, afirmou o advogado.

Segundo ele, João Deus foi levado para o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) por determinação da própria equipe médica do Complexo Prisional.

A direção do HMAP informou, em nota "que o paciente será levado para um leito também no ambulatório onde ficará em isolamento para resguardar sua imagem e manter a tranquilidade na rotina do hospital, bem como o bem estar dos demais pacientes (veja a íntegra abaixo).

“Partiu da própria unidade prisional levá-lo porque viram que o quadro dele se agravou bastante. Se ele não vai, podia morrer. Acredito que o médico do hospital vai determinar a internação dele”, informou o advogado.

A direção do Núcleo de Custódia, unidade pertencente à 1ª Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), informou, por nota “que o custodiado João Teixeira foi deslocado a uma unidade de pronto atendimento para a realização de exames médicos, na noite desta sexta-feira”.

A direção afirmou que todos os procedimentos estão sendo realizados em conformidade com a lei. A DGAP disse que o hospital é que vai informar quando o preso terá condições de voltar ao presídio, já que não se sabe o tempo necessário para os procedimentos médicos.

“Estamos indo para o hospital para garantir que ele permaneça internado. Há dois meses estamos alertando par o estado de saúde dele. Na segunda-feira vamos procurar os Direitos Humanos e Conselho nacional de Justiça”, comentou o advogado.
Prisão
João de Deus está preso desde 16 dezembro de 2018. Ele sempre negou que tivesse abusado sexualmente de mulheres e adolescentes que o procuravam na Casa Dom Inácio de Loyola para atendimentos espirituais.

Em março, João de Deus foi levado para um hospital de Goiânia. Ele ficou mais de dois meses internado com um aneurisma no abdômen. Por determinação da Justiça, voltou ao presídio em 6 de junho, onde está desde então.

A defesa dele vem tentando que ele seja transferido para a prisão domiciliar, mas teve o pedido negado diversas vezes.

No fim dos mês passado ele deixou duas vezes a unidade prisional para realização de exames médicos.

Fonte: G1