Fantástico fala de assunto que vem causando preocupação nos Estados Unidos: o chamado ‘vaping’ virou moda no país inteiro, especialmente entre os jovens.

Era metade de julho quando um jovem de 18 anos chegou a um hospital de Nova York, nos Estados Unidos, passando muito mal. Os médicos estavam preocupados porque não sabiam o que era. Eles acharam que poderia ser pneumonia, e foi para isso que ele foi tratado. Mas os antibióticos não fizeram efeito e 48 horas depois, o filho de Mike estava na UTI correndo risco de vida e ninguém sabia explicar por quê.

Como nos seriados médicos, a pneumologista Melodi Pirzada tentava descobrir qual era a causa daquela doença pulmonar misteriosa. Até que centenas de pessoas com os mesmos sintomas começaram a procurar hospitais do país inteiro. De lá para cá, houve mais cinco mortes, e 380 pessoas foram diagnosticadas com a doença em 36 estados. Todas com uma coisa em comum: o uso de cigarro eletrônico.

As autoridades de saúde americanas recomendam que todos os usuários parem de usar o cigarro eletrônico enquanto são investigadas as causas do problema. Como os aparelhos já estão sendo vendidos há alguns anos e só agora a doença foi notada, os médicos suspeitam de que alguma alteração feita recentemente esteja provocando essa reação.

Os adolescentes americanos estão fumando cada vez menos cigarros tradicionais, mas o uso de cigarros eletrônicos disparou. Nesta semana, o governo do presidente Donald Trump disse que pretende proibir a venda de cigarros eletrônicos com sabores, usados especialmente pelos consumidores mais jovens.

Por Fantástico