Encontro serviu para dirimir dúvidas e ouvir sugestões dos convidados

Na manhã desta quarta-feira (4), um evento reuniu diversos representantes da sociedade civil organizada no auditório da Faculdade AGES de Jacobina. O encontro, mediado pela diretora do campus Elaine Lima e o gestor de Relações Interinstitucionais, professor Creso Júnior, teve por objetivo apresentar o novo diretor Executivo da instituição, o professor Guilherme Guerra, além de promover um estreitamento dos laços entre a comunidade e a universidade.

Na oportunidade, Guerra fez um resumo da história da Ânima Educação (grupo responsável pela aquisição da ReAGES), e dos planos dos investidores para com as unidades instaladas no Nordeste e mais especificamente em Jacobina. “Estamos fazendo um estudo de campo e temos até outubro para planejarmos novos cursos para Jacobina. Notamos que há na cidade uma mineradora e uma fábrica de torres eólicas, e essas áreas poderão estar entre os nossos planos, caso as pesquisas nos mostrem a necessidade desses cursos”, contou acrescentando que a AGES está aberta a sugestões.   

Em entrevista ao portal de notícias Rota 324, o mineiro Guilherme contou sobre sua alegria em estar na Bahia contribuindo com esse sonho da Ânima Educação em atuar no Nordeste. “Apesar de ser meu terceiro dia, já me sinto em casa, pois essa receptividade maravilhosa é importante para sabermos que a sociedade está entendendo que tudo isso aqui é dela, que ela fez parte da construção desta realidade. Jacobina sonhou o Curso de Medicina e a AGES concretizou, ou seja, vamos juntos – AGES e comunidade - transformar a região. Esse é o nosso objetivo”.

Metodologia

Questionado se haveria alteração no formato de ensino da AGES, o professor responde que não. “A Ânima tem o mesmo DNA que a AGES, já usávamos esse Método Ativo utilizado por esta instituição. A ideia é que se amplie esse leque, ou seja, que não deixe de usar o método atual mas que traga novas possibilidades, pois a gente já tem uma vasta experiência com esse e outros métodos ativos”. Disse, destacando que a metodologia ativa é ponto fundamental nessa trajetória.

Cultura Local

“Em todas as nossas unidades, o respeito à regionalização, à cultura e à sociedade local é uma premissa da Ânima Educação. A gente cresce preservando a regionalidade”. 

Outros questionamentos

Bolsas integrais - Entre os pontos abordados na reunião, vale destacar ainda a importância de a comunidade acompanhar os informativos da AGES, no que se refere a Bolsas Integrais. Guilherme alertou para a quantidade de pessoas de Jacobina que tentam uma vaga para estudo gratuito. “10% das vagas são disponibilizadas para Bolsas de 100% para o Curso de Medicina. Esse foi dos critérios para estarmos em Jacobina, mas o número de jacobinenses inscritos é muito pequeno, o que faz com que matriculemos pessoas de outros municípios”. 

Hospital-Escola - "Nunca foi cogitado pela AGES construir um Hospital-Escola em Jacobina. Não sabemos de onde surgiu essa informação. Trabalhamos com Educação, e o que construímos aqui foi um laboratório para uso dos alunos. Fechamos um convênio com a Prefeitura de Jacobina para que nossos alunos atuem em algumas áreas como odontologia, fisioterapia e saúde da família".

Igor Fagner – Rota 324