Fazer progressos diários em trabalhos significativos ajudam na motivação, produtividade e criatividade. É o que Teresa Amabile chama de “princípio do progresso”

Muito do trabalho que fazemos é com foco em objetivos maiores ou grandes acontecimentos. Metas trimestrais, lançamentos de produtos ou outros eventos maiores têm suma importância, mas não acontecem tão frequentemente.

Entretanto, diariamente temos oportunidades de pequenas conquistas. E esses casos menores ajudam em realizações maiores. Além disso, fazer progressos diários em trabalhos significativos ajudam na motivação, produtividade e criatividade.

Teresa Amabile da Escola de Negócios de Harvard chama isso de o “princípio do progresso”, descoberta que fez junto ao pesquisador Steven J. Kramer. Eles estudaram milhares de relatórios diários de trabalhadores do conhecimento ocupados em atividades criativas. A análise desses textos revelou que é extremamente importante que pessoas envolvidas em problemas complexos alcancem pequenos sucessos regularmente. Esses avanços significativos — mesmo quando menores — sustentam a motivação mesmo diante de contratempos inevitáveis. E essas pequenas conquistas promovem a produtividade criativa a longo prazo.

Quando entrevistei Amabile para o meu curso Leadership: a master class, ela descreveu os benefícios dessas conquistas:

"Pequenas conquistas podem dar um grande incentivo emocional às pessoas, podem aumentar seus níveis intrínsecos de motivação e levar à criatividade. Em um dos nossos estudos, enquanto analisávamos os dados, descobrimos que se as pessoas estiverem sentindo um progresso nos seus trabalhos, é muito mais provável que tenham sentimentos positivos sobre si mesmos e o que estão fazendo. Sob essas condições, é mais provável que surja uma ideia criativa."

Então como os líderes podem tirar vantagem do poder das pequenas conquistas para incentivar seu time mesmo quando as coisas não vão bem?

Eles podem acompanhar o progresso em direção a conquistas maiores e celebrar realizações menores ao longo do caminho. O que também serve como feedback positivo, ajudando a reforçar o impacto significativo que as contribuições dos funcionários têm nas metas da companhia.

Para canalizar o poder das pequenas conquistas, tente implementar algumas das seguintes práticas:

- Reserve um tempo nas reuniões em grupo para que os membros do seu time compartilhem seus progressos pessoais e reconheça publicamente os avanços deles;

- Crie um espaço — um lugar físico no escritório ou algum canal digital — onde os funcionários possam marcar seus progressos visualmente. Ferramentas de gerenciamento de projetos já têm isso incorporado ao sistema. Ser lembrado de conquistas passadas e expressões públicas de reconhecimento dão um fôlego para a autoestima;

- Termine cada semana com um pequeno gesto ou celebração, seja trazendo uma comida para o pessoal do escritório ou encerrando o expediente um pouco mais cedo para convidar o time para um drink. Assim a semana termina de maneira positiva e já melhora a reserva de motivação para a próxima semana.

- Dê o brilho merecido às conquistas — quando alguma grande meta for atingida, dê o valor e a atenção devidas a ela. Não pense nas celebrações das vitórias como um custo desnecessário, mas um investimento nas próximas realizações do seu time.

Ao reconhecer um trabalho bem feito ou ao acompanhar de perto um projeto para checar se ele está no caminho certo, os líderes mantêm seus times motivados. Isso funciona particularmente para funcionários que não são motivados apenas a trabalhar por dinheiro, mas pelo desejo de fazer algo com significado.

Em suma: avançar em um projeto significativo, mesmo que pouco, é o fator mais importante para se ter um bom dia de trabalho. Ao tomar alguns passos para reconhecer essas vitórias, os líderes podem aproveitar o poder da automotivação e manter sua equipe propensa a ter insights criativos e progressos importantes.

Fonte: Administradores.com