Presidente não havia descartado, na véspera, demissão dos dois, após relatos de pedidos 'não republicanos'

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que caberá ao ministro da Economia , Paulo Guedes, decidir sobre o conflito entre o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa , e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ( ABDI ), Guto Ferreira.

Na segunda, Bolsonaro havia dito que "um dos dois vai perder a cabeça" e não descartou a demissão dos dois, após Ferreira ter dito que Costa fez pedidos "não republicanos". 

— Eu, não (decidi). Quem decide é o Paulo Guedes. Está sendo apurado e vai ser resolvido. Não pode alguém falar aquilo de outro sem que tenha uma consequência, só isso — disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Segundo uma fonte do governo, Ferreira deverá ser substituído por Igor Calvet , atual adjunto de Costa. A ABDI é subordinada ao Ministério da Economia.

Os ataques de Guto Ferreira começaram na última sexta-feira, em entrevista à revista "Veja", a qual afirmou que Carlos Costa queria demiti-lo porque não atendeu aos "aos pedidos não republicanos" feitos pelo secretário.

O presidente da ABDI disse que tinha provas para apresentar. Ele ainda disse que estava seguindo a "determinação do presidente Bolsonaro de não atender vagabundo na administração pública".

Fonte: O Globo