O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito

“Juntos poderemos salvar milhares de vidas”, com essa frase o então Secretário Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, Ban Ki-moon declamou um pedido de participação dos Estados-Membros, às agências internacionais, às organizações da sociedade civil, empresários e líderes comunitários que assegurem que a Década possa gerar melhorias reais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, em um estudo que contabilizou em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com seqüelas. Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a "Década de ação para a segurança no trânsito" é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, 5 milhões de vidas até 2020. Para que tenhamos uma idéia, é como se salvássemos toda população de Salvador (2.938.092), Feira de Santana (622.639), Vitória da Conquista (346.069), Camaçari (292.074), Itabuna (220.386), Juazeiro (220.253), Lauro de Freitas (194.641), Jacobina (83.435), Seabra (45.395) e Morro do Chapéu (36.774).

O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, infelizmente se eu e você não adquirirmos hábitos seguros e corretos no trânsito, se nossos governantes continuarem deixando esse assunto para a próxima gestão, em poucos anos vamos conseguir tirar o Brasil da quinta posição e colocar em primeiro, atualmente somos precedidos por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

Nossa região carece de cuidados no trânsito, isso é fato, porém não podemos responsabilizar somente os Gestores Municipais, Estadual e Federal, somos todos co-responsáveis desse caos instaurado em nossa sociedade, parece que o errado é certo quando eu pratico e somente se torna errado quando o outro pratica.  Mas o acidente não acontece só com o outro, não é apenas com o vizinho, o filho do colega, o irmão do conhecido, todos somos vítimas dos nossos próprios atos.

Um trânsito seguro é possível somente quando eu, você, nossos filhos, amigos, vizinhos, as autoridades civis e militares, a sociedade civil organizada, em uma atitude nobre, olvidarmos nossas más ações em prol de um trânsito mais seguro e mais humano, onde as pessoas se respeitem e procure o bem comum em detrimento ao egoísmo pessoal.  Todos por um trânsito mais seguro.

Wagne Melkart – Diretor
Melkart Consultoria e Soluções em Trânsito.