Na tarde desta quarta-feira, 02, o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM, realizou uma reunião de trabalho na sede da Unidade para discursão e alinhamento de ideias com o objetivo de viabilizar o projeto de implantação do Núcleo de Equoterapia em Jacobina, em parceria com o Município.

A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Esse tipo de terapia para pessoas com necessidades especiais será feito na sede da 24 CIPM em uma estrutura e ambientes adequados e especializados, que serão edificados para este fim. O Núcleo contará, em todas as sessões, com a presença de um terapeuta, que pode ser um fisioterapeuta especializado, psicomotricista ou fonoaudiólogo e policiais militares, hequitadores capacitados para tal atividade. A estrutura contará com cavalos dóceis e bem treinados para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e o tratamento não seja comprometido.

Participaram da mencionada reunião com o Comandante da Unidade, as Senhoras Jussara Gonçalves e Vanessa Reis, representando a Secretaria de Assistência Social, o Sr. Vinicius Marcelino, Engenheiro da Defesa Civil, e a Aspirante PM Ana Rios.

"Tenho fé que este projeto que está sendo idealizado, após ser implantado, dará excelentes resultados no atendimento equoterápico a pessoas que tenham indicação deste método de tratamento.” Afirmou o Major PM Flailton Oliveira, Comandante.

Por Vitor Costa - Subtenente PM
Secom 24ª CIPM