Mais de 664 pessoas tiveram que deixar suas casas por causa da chuva que atinge 10 municípios do Espírito Santo, de acordo com informações da Defesa Civil. As cidades são: Vitória (capital), Vila Velha, Viana, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Cariacica, Alegre, João Neiva, Piúma e Marechal Floriano.

No total, há 354 desalojados, que são aqueles que saíram da própria casa para a moradia de terceiros, e 310 desabrigados, que foram acolhidos pelo poder público. Desabamentos causados pela chuva já deixaram 1 morto e 6 feridos em todo o estado. São 3 cidades (Viana, Cariacica e Alegre) que decretaram situação de emergência. A chuva teve início no fim da tarde da última 2ª feira (11.nov.2019), em Alegre. Depois, chegou a outras cidades.

Publicação no Facebook do governo estadual afirma que chuva para esta 6ª feira (15.nov). O texto lista municípios que estão sendo afetados ou podem ser atingidos. Eis a íntegra:

A Defesa Civil do Espírito Santo informa risco de chuvas intensas e acumulado de chuvas com alertas vigentes para os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Cariacica, Domingos Martins, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – para o dia 15/11/2019.”

O impacto da tragédia fez o governador Renato Casagrande (PSB) visitar na manhã desta 6ª feira os municípios de Santa Leopoldina, Viana e Cariacica, “que foram os mais afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias”, conforme diz outra nota do governo, publicada também nesta 6ª.

De acordo com o texto, Casagrande “anunciou que o Governo do Estado está dando apoio à população atingida. Por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Casagrande colocou à disposição dos municípios kits de higiene, cestas básicas, colchões e telhas de amianto”.

Fonte: Poder 360