Os focos de incêndio aumentaram drasticamente no mês de novembro em Jacobina. É o que apontam os dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), cuja pasta é gerida pelo secretário Daniel Moura. O mês ainda não acabou, mas, infelizmente, ao menos doze incêndios já foram combatidos pelos servidores da secretaria.

Só neste domingo (24), dois incêndios foram registrados, sendo um no bairro Lagoa Dourada e outro na região do Pontilhão. Este último foi debelado com ajuda de moradores. A região da Pingandeira contabilizou o maior número de focos de incêndio este mês, foram três chamados atendidos pela SMMA até o momento. Além dos servidores, a Secretaria de Meio ambiente tem contado com apoio e colaboração de bombeiros civis e de um carro-pipa de propriedade de Mendonça Disk Água, para combater os incêndios. Homens e mulheres têm lutado bravamente para debelar as chamas que, na maioria das vezes, tem origem criminosa.

Marcos Vinicius Guimarães Matos, coordenador de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contou ao Jacobina Notícias que, em muitos os casos, pessoas sem o devido conhecimento técnico põem fogo em lixos ou pequenas áreas de suas propriedades, mas acabam perdendo o controle.

"O primeiro foi da Jacobina III, divisa com o bairro Mundo Novo, naquela estrada que faz a ligação dos bairros. Logo no início ali, colocaram fogo em lixo,  que a gente viu vestígio de lixo próximo, aí depois propagou aos matos secos, visto que estamos passando por um período de seca. Esse incêndio começou por volta das 12h30 do sábado, e antes das 13h já estávamos lá, combatendo. Pouco depois, por volta das 14h, recebemos outra denúncia que tinha fogo na serra do Mutirão, onde lá preocupava mais, por ser serra, uma vegetação seca, aí corremos pra la´. A equipe que estava foi um brigadista voluntário, dois da Secretaria e, como sempre, Mendonça, que dá um apoio total. Estas três pessoas subiram a serra e combateram o incêndios por cerca de duas horas, concluindo por volta das 18h", disse Marcos ao Jacobina Notícias.

A chuva que caiu na noite deste domingo em Jacobina molhou a vegetação e o solo, reduzindo os riscos de incêndio na madrugada. No entanto, caso as precipitações não continuem durante a semana, os moradores devem evitar atear fogo sem antes consultar diretamente a Secretaria de Meio Ambiente. Confira abaixo os locais onde os servidores da SMMA combateram incêndios no mês de novembro, em Jacobina:

✓ Leader (02/11)
✓ Inocoop (07/11)
✓ Canavieiras (09/11)
✓ Jacobina III (09/11)
✓ Caixa D'água (13/11)
✓ Pingandeira (20/11)
✓ Bananeira (20/11)
✓ Pingandeira (21/11)
✓ Pingandeira (22/11)
✓ Mundo Novo (23/11)
✓ Mutirão (23/11)
✓ Lagoa Dourada (24/11)


Fonte: Jacobina Notícias