Segundo Cláudio Tinoco, secretário de Cultura e Turismo de Salvador, também foram encontrados no local fios, roupas e restos de comida. Obra era um dos principais cartões-postais da capital baiana.

O Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, disse ao G1, nesta segunda-feira (23), que materiais como isqueiro, fios, roupas e restos de comida foram achados perto da 'Fonte da Rampa do Mercado', logo após o monumento ser destruído por um incêndio.

A 'Fonte da Rampa do Mercado' ou 'Monumento à Cidade de Salvador', como é conhecida uma das mais emblemáticas obras do artista baiano Mário Cravo Júnior, foi destruída pelo fogo na tarde de sábado (21). De acordo com Claudio, os materiais foram identificados durante a perícia, iniciada depois que as chamas foram debeladas.

“Eu acompanhei, no sábado, todo trabalho de vistoria, a inspeção feita pela Polícia Técnica. Ao circular pela região do monumento, na região de dentro do tapume, foram identificadas muitas roupas jogadas no entorno do monumento. Foram encontrados também pedaços de fios queimados, pelo menos um isqueiro, restos de comida. Tinha também peças que pareciam mobiliário e garrafas e bebidas e restos de matérias queimados. Isso levou a indícios de que houve queima de materiais, o que pode ter provocado o incêndio”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Cláudio Tinoco, a previsão é que o resultado da perícia saia até 1º de janeiro de 2020. Na tarde desta segunda, equipes da prefeitura e familiares de Mário Cravo Júnior se reuniram para tratar da reconstrução do monumento.

"Da nossa parte, esperamos que a obra seja reconstruída o mais rápido possível. Mas estamos em negociação", afirmou Cláudio Tinoco ao G1.

Construído na década de 1970 e feito de fibra de vidro, o monumento estava localizada na Praça Cayru, entre o Elevador Lacerda e a Baía de Todos-os-Santos, no bairro do Comércio, a escultura era uma das mais conhecidas do artista e um dos principais cartões-postais da capital baiana.
A área ao redor do monumento está em manutenção, e, por isso, estava fechada com tapumes.
Por G1 BA