O artista Eduardo Kobra vai deixar sua marca na Bahia pela primeira vez a partir desta terça-feira (7). O mural, que ficará na fachada do Shopping Barra, na Avenida Centenário, será uma homenagem ao Anjo Bom da Bahia, Santa Dulce dos Pobres, canonizada em outubro de 2019.

"Decidimos fazer esta homenagem a Salvador com a representação de Irmã Dulce, que dedicou sua vida a ajudar as pessoas mais necessitadas. Ela é um exemplo de humanidade por sua caridade e este trabalho aqui no Barra quer transmitir justamente vibrações de bondade, generosidade e solidariedade, simbolizadas por ela, além de cor e vida", afirmou Kobra, que participou de uma coletiva nesta manhã. 

O trabalho faz parte do projeto "Olhares da Paz", que já retratou líderes mundiais reconhecidos pela defesa da igualdade e dos direitos humanos, como Nelson Mandela, Gandhi, Martin Luther King Kr. e Madre Teresa de Calcutá. Este, que será a primeira obra de Kobra feita em um shopping, terá mais de 300 m², com 9,33 metros de largura por 33 metros de altura. A previsão é que o mural comece a ser pintado nesta terça-feira (7) e seja concluído entre 10 e 15 dias, após o trabalho intenso, junto a uma equipe de arquitetos, que deve ser realizado em turnos das 8h às 20h, diariamente. Diante da nova empreitada, ele comentou ainda sobre as dificuldades que vai enfrentar. “Essa lateral tinha o desafio que é uma questão de proporções, de tamanho mesmo. Ou seja, algumas paredes são mais horizontais, outras mais verticais, então essa daqui tem uma característica que são 33 metros de altura por 9 metros de largura, ou seja, ela é muito mais alta e muito mais estreita”, conta o artista.

Durante a coletiva, Eduardo Kobra lembrou também que recebe convites de várias partes do mundo, tanto de galerias, quanto empresas e governos, e explicou o motivo de aceitar o projeto na capital baiana. “Foi uma escolha pessoal estar aqui em Salvador pra realizar essa obra. Eu já pintei em mais de 40 países, pelos cinco continentes. No ano de 2019, eu fui convidado pra pelo menos outros 35 países. Então hoje eu tenho o privilégio de escolher as obras que eu quero fazer e as que são mais adequadas ao conceito que o meu trabalho segue”, contou, salientando que resolveu embarcar neste projeto pelo fato de preservar seus princípios e valores. “Quem acompanhar meu trabalho vai ver que eu já tenho um conceito de pessoas que lutaram pela paz. A fachada do shopping está sendo utilizada como suporte, como uma tela do meu trabalho, mantendo as características originais. Então é uma forma de fazer com que mais arte aconteça nas ruas da cidade”, defendeu o muralista, que fez um trabalho intenso de pesquisa em cima de imagens de Irmã Dulce e já escolheu uma preferida como inspiração, na qual a santa baiana aparece abraçando uma criança.

Também presente no evento, a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, comentou sobre o tributo. “É uma emoção ver essa homenagem tão linda. Com certeza essa é a foto mais simbólica, mais representativa do nosso acervo, que transmite realmente o que ela sempre passou pra gente, a paz, o acolhimento, o carinho para todas as pessoas”, avaliou, aproveitando para apresentar uma nova proposta ao shopping, para ampliar o alcance das obras assistenciais de Irmã Dulce. “Eu espero que essa parceria dê muitos frutos com o Barra. A gente estava pensando esses dias, exatamente pela canonização. Vou lançar uma ideia aqui. A nossa lojinha lá no santuário ficou pequena e muitas pessoas perguntam: ‘só tem aqui pra vender os produtos oficiais?’. E a gente precisa realmente sair dali pra um local mais centralizado, que dê a oportunidade das pessoas terem acesso aos produtos de Irmã Dulce. Então eu espero que a gente consiga também conversar sobre esse assunto ao longo desse período”, disse Maria Rita. 

KOBRA EM SALVADOR
Com a perspectiva do trabalho em Salvador, Eduardo Kobra contou que já recebeu muitas mensagens de artistas locais e pretende aproveitar a estadia na cidade para conhecer novos nomes.  Após passar pela capital baiana, ele segue uma agenda intensa, com previsão de realizar outras duas obras no Brasil - em Porto Alegre e Brasília - e em seguida, nos próximos meses, embarca para Estados Unidos e Europa. 

EDUARDO KOBRA
Nascido em São Paulo, Kobra tem os trabalhos famosos em diversos países, como “O Beijo”, que é uma releitura da imagem feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995). A imagem foi clicada em 13 de agosto de 1945, quando a população saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

Além disso, o artista brasileiro detém o recorde dos dois maiores murais grafitados do mundo: nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, quando pintou o painel “Etnias”, e a obra em referência ao chocolate, que ocupa um paredão de 5.742 metros quadrados às margens da Rodovia Castello Branco, na Região Metropolitana de São Paulo.

Fonte: Bahia Noticias