A Prefeitura de Jacobina, através da Secretaria de Agricultura com a Secretaria de Meio Ambiente e com o apoio do Banco do Nordeste, vem realizando ações de apoio ao agricultor familiar do município, Um exemplo prático desse trabalho é a Associação do Barrocão Velho.

A Secretaria de Agricultura realizou o trabalho de prospecção de projetos na comunidade e a organização dos documentos, identificando a necessidade dos produtores rurais terem o CAR - Cadastro Ambiental Rural, uma exigência legal para conseguir acessar os recursos do PRONAF. O trabalho de realizar o cadastramento no CAR-CEFIR ficou a cargo da Secretaria de Meio Ambiente.

O Banco do Nordeste, através do programa Agroamigo, visitou a comunidade e na oportunidade recebeu as propostas dos agricultores familiares. Vlamir Mendes, secretário de Agricultura, afirmou que toda associação com interesse em projetos pode buscar informações na referida Secretaria. Já Daniel Moura, secretário de Meio Ambiente, disse que o trabalho de equipe entre as secretarias foi de suma importância para viabilizar os projetos. O presidente da Associação, Ademailton (Poli), ressaltou o apoio da prefeitura que foi importante para aproximar o banco da comunidade, além de as despesas com a emissão do CAR-CEFIR, pois seria inviável o produtor pagar por este serviço.

O prefeito Luciano da Locar afirmou o compromisso da sua administração ser um facilitador da promoção de emprego e renda, principalmente dos agricultores familiares e dos microempreendedores, buscando parcerias a exemplo do Banco do Nordeste que tem programas de crédito voltado para quem quer produzir.

Ascom PMJ