O Serviço Municipal de Tráfego e Transportes (SMTT) apresentou, na noite desta teça-feira (18), durante reunião na Escola Adventista de Jacobina, o projeto 'Via Escolar', que será implantado no início de março.

A reunião entre pais e mestres, promovida pela coordenação da Escola Adventista, contou com a participação do diretor do SMTT, Walter Veloso, e dos agentes de trânsito Robson e Gonzaga. Walter explicou que "a Via Escolar vai modificar a forma com que o embarque e desembarque de alunos é feita nas imediações das escolas públicas e privadas" e que o projeto visa, principalmente, garantir a seguranças dos alunos.

Via Escolar

"Precisamos garantir que os alunos tenham total segurança durante a chega e saída das escolas, nos momentos em que estão desembarcando ou embarcando nos veículos dos pais ou no transporte escolar. O projeto terá início na Escola Adventista, por estar localizada em uma área central da cidade, e será estendido para as escolas da rede pública. Nós, inclusive, estivemos conversando com o secretário municipal da Educação, Roberval, sobre a implantação dos projetos 'SMTT nas Escolas' e a 'Via Escolar'. O objetivo nosso é aproximar os cidadãos do SMTT, e vice-versa", destacou Walter.

Agente Mirim

"Vamos treinar crianças nestas escolas para que sejam os Agentes Mirins. A função deles será, de forma descontraída e educativa, fiscalizar os pais no momento em que buscam ou deixam os filhos na escola. As áreas de embarque e desembarque serão regulamentadas para que haja uma mobilidade eficiente nesses horários de pico, tanto para os pais quanto para os demais usuários da via. Simultaneamente aos demais, vamos lançar o projeto 'Agente por um dia', que vai levar turmas de alunos, em dias e períodos pré-estabelecidos, para passar um dia com uma equipe de agentes de trânsito. Isso fará com que haja uma aproximação entre os servidores e a escola, enquanto a parte educativa é trabalhada e eles observam de perto como é o dia a dia dos profissionais do SMTT", explicou.

'Sou Jacobinense, sou exemplo no trânsito'

Walter concluiu falando que o tema a ser trabalhado em 2020 pelo SMTT em todas as campanhas será 'Sou Jacobinense, sou exemplo no trânsito'. "A frase, que foi criada pelo agente de trânsito Robson, será adotada como tema de campanhas de conscientização na cidade, e os condutores exemplares receberão adesivos contendo esse slogan. Essa é mais um prova de que o nosso trabalho acontece em equipe, envolvendo todos os profissionais do órgão no mesmo objetivo, que é garantir um trânsito seguro para os jacobinenses", concluiu.

Ascom SMTT