O presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, pediu o adiamento da realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A solicitação foi feita nesta terça-feira (18) durante uma reunião com os presidentes de comitês olímpicos feita por videoconferência. Ele teme que os esportistas da Espanha disputem as competições de forma desigual, devido a situação do coronavírus no país.

"As notícias que recebemos todos os dias são desconfortáveis para todos os países do mundo, mas para nós, o mais importante é que nossos atletas não podem treinar e celebrar os Jogos em condições desiguais. Queremos que as Olimpíadas aconteçam, mas com segurança", disse.

A Espanha está em quarentena desde o último domingo (15). O número de casos de vítimas do Covid-19 tem crescido exponencialmente, sendo 11 mil nesta terça-feira (18). Quase 500 pessoas morreram em decorrência da doença. De acordo com o COE, o país decretou estado de emergência.

"A decisão deve ser tomada pelo Comitê Olímpico Internacional depois dos relatórios da Organização Mundial da Saúde e do Comitê Organizador. Somos um país importante no mundo, e a quatro meses para os Jogos, nossos atletas não conseguem chegar em condições iguais" completou Alejandro Blanco.

Nesta terça, o Comitê Internacional (COI) emitiu um comunicado oficial mantendo a data de abertura dos Jogos Olímpicos Tóqui-2020 para o dia 24 de julho, conforme o planejamento original (veja aqui). As disputas estão previstas para ir até o dia 9 de agosto.

Fonte: Bahia Noticias