O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta sexta-feira (13) que a Europa se tornou o novo epicentro da pandemia de coronavírus. Ele informou que o número de casos confirmados por dia no velho continente já é maior que os confirmados na China. 

O oficial disse que o coronavírus superou a marca dos 5 mil nesta sexta, mas salientou que é "impossível" dizer quando a pandemia alcançará o seu pico. Com isso, Tedros pediu que os doentes "fiquem em casa" e que os saudáveis "cancelem viagens desnecessárias e grandes eventos sociais", segundo o G1. Ele também pontuou que os cidadãos "sigam as recomendações da sua autoridade sanitária local ou nacional". 

Já o diretor executivo da ONU, Michael Ryan, afirmou que cada pessoa passou a ser responsável por frear as transmissões desde que os casos de Covid-19 se transformaram em uma pandemia. Ele também destacou a urgência no desenvolvimento de uma vacina contra o Covid-19 e frisou a importância de investir nas pesquisas da vacina. 

Segundo dados da CGTN, estatal chinesa de notícias, até o momento, foram 5.090 mortes por esta infecção em todo o mundo. A maior parte delas, 3.180, está concentrada na China. Na Europa, o país mais afetado é a Itália, que ultrapassou as 1 mil mortes e já tem mais de 15 mil casos confirmados.

Fonte: Bahia Noticias