Mesmo com as iniciativas do poder público no combate à dengue, Jacobina tem um histórico de município endêmico no que diz respeito à doença, disseminada pelo mosquito aedes aegypti. “A prevenção sempre é o melhor caminho, e esta iniciativa precisa partir dos moradores, limpando seus quintais e fechando suas caixas d’água”, disse Mariana Valois, secretária municipal da Saúde.

O município possui 123 casos suspeitos de dengue apenas este ano. Na segunda-feira (13), cinco pessoas estiveram sendo atendidas no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), com sintomas da doença.

“Precisamos muito da colaboração da comunidade em geral, denunciando possíveis focos do mosquito, evitando o acúmulo de água em recipientes abertos. Afinal, o aedes  egypt sofreu várias mutações ao longo dos anos, sendo que ele é o transmissor também da zika e chikungunya”, concluiu Mariana.

A população pode contribuir com informações sobre os locais que inspiram cuidados, fazendo a denúncia à Vigilância Epidemiológica, através do telefone 3621-2217.

Fonte: Jacobina Notícias