O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra às 23h59 desta sexta-feira, 17 de abril, o prazo para receber as solicitações de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. É também o fim do período de justificativa de ausência para quem não compareceu aos dois dias de provas e estava isento para o exame de 2019. Os resultados dos pedidos serão divulgados em 24 de abril.

Quem tiver a isenção aprovada não está automaticamente inscrito no exame. Todos os participantes, inclusive os isentos, deverão efetuar a inscrição, que estará disponível no período de 11 a 22 de maio.

Justificativa de ausência – O participante deve solicitar isenção e justificar as faltas, exclusivamente, na Página do Participante do Enem, pela internet. Os documentos aceitos para comprovar a ausência no Enem 2019 estão especificados no Anexo II dos editais do Enem 2020.

Pode pedir a isenção da taxa de inscrição quem:

- Cursa a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
- Cursou todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Cadastro – Todos os participantes do Enem 2020 devem se cadastrar na conta única do Governo Federal, o portal gov.br, cujo acesso pode ser feito pela Página do Participante do Enem. A senha precisa ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021.

As provas do Enem Digital estão previstas para ocorrer em 11 e 18 de outubro e as do Enem impresso, em 1º e 8 de novembro.

Fonte: Inep